terça-feira, 5 de novembro de 2013

VIOLÊNCIA EM MOÇAMBIQUE E ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

No discurso feito durante o almoço com o Chefe de Estado cabo-verdiano, o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos condenou os actos de violência levados a cabo pela Renamo em Moçambique e apelou a Afonso Dlakama para que regresse à via do diálogo, “para a discussão dos problemas nacionais no seio das instituições do Estado democrático, existentes em Moçambique”. O líder cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, também falou desta questão, apelando “à comunidade internacional e às partes envolvidas para que sejam procurados os caminhos do diálogo susceptíveis de conduzir à paz, tão essencial aos anseios mais profundos dos moçambicanos”.

O Moçambicano Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP, que se encontra em Macau, como convidado nos eventos do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), não se quis alargar, dado que se encontra em Macau o ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi.

"O que sei ou posso dizer é que a situação está sob controlo e que o povo moçambicano, como sempre, vai conseguir ultrapassar esta situação", disse, indicando que "a CPLP ainda não foi chamada a intervir ou a pronunciar-se".

Em relação à Guiné-Bissau, o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos saudou a marcação da data das eleições gerais no país e exprimiu “a convicção de que serão garantidas as condições de segurança para que os actores políticos participem livremente nesse processo” e Jorge Fonseca pediu que as eleições “contribuam para o regresso a normalidade constitucional”.

Por seu turno o Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy,  apelou ontem, em Macau, para um "recenseamento credível" na Guiné-Bissau, um recenseamento que não provoque contestações em termos de fraudes, defendendo ser mais realista a realização de eleições gerais em 2014. Encontrou-se ao almoço (04 Nov) com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Rui Duarte Barros, com o qual combinou encontrar-se mais tarde "para falar mais um pouco" sobre este assunto.
Pagina global/Bambaran di padida