segunda-feira, 4 de novembro de 2013

TDM ASSINA ACORDOS COM CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU E TIMOR

A TDM assinou hoje acordos de cooperação com órgãos de comunicação social de três países do espaço lusófono – as agências de notícias de Cabo Verde e Guiné-Bissau, e a Rádio Televisão de Timor-Leste. Não é a primeira vez que Macau estabelece parcerias do género com países de língua oficial portuguesa, salienta Frederico do Rosário, membro da comissão executiva da TDM.

“No passado assinámos três acordos [com órgãos de comunicação social] que já têm programas no ar desde o fim de Junho. Neste caso são mais três acordos, um com a Rádio Televisão de Timor-Leste, que começou a emitir também os nossos programas desde o dia 1 de Novembro, e também com outras duas agências noticiosas”, destaca.

O acordo com Timor-Leste, mas também com Cabo Verde e Guiné-Bissau, prevê troca de conteúdos, mas também a formação de jornalistas, uma vertente salientada por José Mário Correia, da cabo-verdiana Inforpress: “A formação dos nossos jornalistas em Macau é uma componente indispensável”.

Para a Guiné-Bissau, a possibilidade de enviar jornalistas para acções de formação no território chega numa altura crucial, uma vez que a agência de notícias do país vive uma fase de reestruturação, explica Salvador Gomes. “A agência noticiosa da Guiné está numa fase de relançamento. A componente de formação, que incide sobre os recursos humanos, é a espinha dorsal [deste acordo].”


As acções de formação em Macau com profissionais da comunicação social de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste devem começar no primeiro semestre do próximo ano.
Ler:Aqui