sexta-feira, 1 de novembro de 2013

POLÍCIA OCUPA SEDE DA RENAMO NA BEIRA


A Polícia antimotim invadiu hoje a sede da Renamo, no bairro da Pontangêa, cidade da Beira, Sofala, centro do país, para efetuar buscas, disseram à Lusa populares.

"O bairro acordou em susto quando agentes da FIR (Força de Intervenção Rápida) chegaram e entraram na sede da Renamo. Os agentes continuam com as buscas e o edifício está isolado", disse à Lusa por telefone uma residente.

"A polícia está ainda no interior e não se sabe o que buscam. A situação provocou susto a populares pois por detrás do edifício da sede da Renamo há vivendas com civis", descreveu um jornalista local.

Em declarações à Lusa, Joaquim Nido, comandante da polícia de Sofala, remeteu para mais tarde detalhes da operação de busca na sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na Beira.

A força conjunta da FIR e exército governamental ocupou esta semana a sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) no distrito de Maringué (Sofala) e Rapale (Nampula), que agrupavam elementos armados do antigo movimento.

A Renamo repeliu na quarta-feira a tentativa de ocupação da sua base em Sitatonga (Manica).

O país atravessa o pior momento de tensão político-militar desde o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado entre governo e Renamo em 1992 e que acabou com 16 anos de guerra civil.

A 21 de outubro, o exército moçambicano atacou e ocupou a base de Sadjundjira, na Serra da Gorongosa, cntro do país, onde se encontrava o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, desde então em parte incerta.

LUSA