domingo, 20 de maio de 2018

CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, UMA SOLUÇÃO INFORMÁTICA NO PAÍS

[PUBLI-REPORTAGEM] O Centro de Tecnologia da Informação da Guiné-Bissau (CTI), a nova solução informática para os guineenses, realizou no passado sábado, 12 de Maio 2018, a entrega de diplomas ao primeiro grupo de 50 (cinquenta) finalistas deste centro informático sito no bairro de Sintra, em Bissau.
 
Aberto oficialmente em Agosto de 2017 para  fornecer cursos Técnicos e Profissionalizantes, o Centro conta neste momento com cem 100 alunos, dos quais 50 receberam seus diplomas de formação em diversas áreas da informática, desde Informática Básica; Excel Avançada; Designer Gráfica; Banco de Dados; Web Design; Programação para Desktop e demais operações informáticas.
 
Ao presidir a cerimónia da recepção dos diplomas atribuídos  aos formados de CTI, o Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Florentino Fernando Dias, classifica a criação do Centro de Tecnologia da Informação, como uma iniciativa jovem e empreendedora que, na sua opinião, evidencia claramente a necessidade da juventude guineense em contribuir cada vez mais no desenvolvimento do país.
 
Florentino Fernando Dias encara também o CTI como um instrumento útil para catapultar o desenvolvimento de qualquer que seja país, assinalando que a formação técnico-profissional é basicamente uma política ativa do emprego, com único objetivo de permitir ao guineense aceder o mercado do trabalho. Enaltece, contudo, a intenção dos responsáveis do CTI em acompanhar seus formados nos seus trabalhos. E convidou os recém-formados a inscreverem-se no Centro do Emprego junto ao Ministério da Função Público, entidade que pode ajudar na prospecção do mercado de trabalho.
 
Na ocasião, o Diretor do CTI, Benjamim da Silva Sanca, garantiu que a sua instituição preparou profissionais que darão conta do recado no mercado, acrescentando que os profissionais do Centro de Tecnologia da Informação orgulham-se de ver seus alunos a desenvolverem sabiamente os saberes que acumularam no CTI e que hoje lhes ajuda nos seus trabalhos do dia-a-dia.
 
“Nós do CTI, não vamos baixar os braços, mas, sim, vamos continuar com os trabalhos, assim como no seguimento aos nossos alunos. Vamos criar cursos grátis aos alunos formados nesta casa. Já temos um banco de dados com informação destes alunos, pelos quais disponibilizamos a nossa casa todos os sábados para  exercitarem”, informa Benjamim da Silva Sanca.
 
O CTI conta com o curso grátis de informática básica para as crianças de 10 a 17 anos, chamado de [Informática Kids].
 
Benjamim revelou que se focalizaram mais no domínio de Programação, Banco de Dados e Excel Avançado, por entender que são ferramentas de que as pessoas e empresa mais precisam para os seus trabalhos.
 
Madrinha do evento, Telma Maria de Sá Correia, sublinhou que o ensino é a base do processo de formação e transformação da sociedade, apontando a importância de estudar e ter uma formação académica e profissional, engrossando assim o grupo de indivíduos qualificados. Para Correia, os recém-formados estão a encerrar mais uma etapa, um ciclo e um passo numa longa estrada e infinita de saber e de aprender que, na sua visão, requer empenho e responsabilidade para encarar as concorrências nos domínios do saber e da ciência.
 
Por sua vez, Administrador e Professor do CTI, Sanca Mendonça, exortou aos finalistas para continuarem o processo de atualização, porque, segundo indicou, na informática quem fica parado perde a utilidade do curso, aconselhando os recém-formados a pesquisarem muito para elevar ainda mais os seus conhecimentos no domínio informático.
 
Por: Sene Camará
Foto: SC