quinta-feira, 31 de maio de 2018

ENQUANTO GOVERNANTES DI GUINÉ-BISSAU NA BRINCA KU POVO, SENEGALESES NA CUMPU SÊ TERRA SÓ

Enquanto o PAIGCWOOD se mantiver no arco de poder na Guiné-Bissau, beneficiando-se da ignorância literal da esmagadora maioria do povo guineense, o país vai continuar a viver sob as crises cíclicas intermináveis e, por conseguinte, não haverá estabilidade duradoira e muito menos o desenvolvimento sustentável.
 
Veja o vídeo: aqui
 
Dakar, uma cidade cada dia mais diferente, pela positiva, mais moderna, mais evoluída, ultrapassando décadas de atraso a par e passo.

Dakar é uma cidade em construção: obras e mais obras de grandes envergaduras. Vistas paradisíacas, cultura, história, modernidade, contemporaneidade, entre outros, juntando-se à excelente rede de estradas realçam a dinâmica dos senegaleses em construir a sua terra, contrariamente ao que se faz na Guiné-Bissau.


Na cidade em expansão, em franco crescimento, com taxas mais elevadas a cada dia, já estão a decorrer obras para a rede metropolitana, isto depois da inauguração do novo aeroporto Internacional com padrões dos países mais desenvolvidos. Que ambição senegalês ? Que ambição? Interesses do País sempre em primeiro lugar!!!


Dá revolta, tristeza e sei lá explicar o que se sente quando vês o teu amável país a desmoronar-se, a regredir, a mendigar lá no fundo do poço, a discutir futilidades, um país refém de um grupo de políticos. Quanto se podia fazer mais e mais para o bem comum.

Não se compreende como é que as autoridades guineenses vêm todos os dias a Dakar e não aproveitam absolutamente nada de concreto para o país, ao menos a visão, a ambição de desenvolver e garantir a estabilidade política e governativa.

Dizia o
Fernando Casimiro há dois anos: "Não é certamente dos pensadores, dos críticos, a culpa de a Guiné-Bissau estar como está, mas sim, dos políticos e dos governantes guineenses"!


BRAIMA DARAME, via facebook
Dakar, 31.05.2018