quarta-feira, 16 de maio de 2018

MINISTRO DA JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU DEFENDE MELHORIAS NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Iaia Djaló, defendeu hoje melhorias nos estabelecimentos prisionais do país, sublinhando estar preocupado com o respeito escrupuloso pelos direitos humanos.

Iaia Djaló falava aos jornalistas depois de uma visita ao estabelecimento prisional do Bandim, em Bissau, onde constatou no local as condições em que vivem os prisioneiros.

"Esta visita enquadra-se dentro das preocupações e prioridades do Governo em relação ao respeito escrupuloso pelos direitos humanos. Viemos cá para constatar 'in loco' as condições em que os prisioneiros vivem e sabemos que há grandes dificuldades, porque as celas são pequenas e aglomeração de pessoas não permite um grande conforto", afirmou o ministro.
O ministro garantiu que as "preocupações vão ser levadas ao Conselho de Ministros" e aos parceiros de desenvolvimento do país para "ver como apoiar financeiramente para ultrapassar as dificuldades".

Questionado pelos jornalistas sobre a necessidade de construir uma prisão de raiz e com maior dimensão, Iaia Djaló afirmou que é uma "das prioridades".

"Já temos um projeto e vamos vender esse projeto à comunidade internacional que poderá estar sensível para a construção de um edifício de raiz, que garanta também o respeito pelos direitos humanos. As pessoas por estarem detidas, não significa que estejam fora da humanidade", sublinhou.

O diretor dos serviços prisionais da Guiné-Bissau, Lino Leal, disse que é a primeira vez nos últimos seis anos que um ministro visita uma prisão e que é preciso resolver os problemas que existem, alertando que a criminalidade está a aumentar.

Na prisão do Bandim estão detidas 106 pessoas, chegando as celas a serem partilhadas por 40 pessoas.
"É imediato, urgente, o crime está a aumentar e ainda ontem recebemos 43 pessoas e não temos espaço", salientou.


Fonte: Lusa em, https://www.dn.pt
Foto: internet