terça-feira, 22 de maio de 2018

GRANJA DE PESSUBÉ: MULHERES HORTICULTORAS PEDEM RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO

Bissau, 22 Mai 18 (ANG) – As mulheres horticultoras de Granja de Pessubé necessitam de  mais reservatório de água para irrigação das suas hortas.

Em auscultação feita hoje pela ANG, Linda Caetano, Avelina Oliveira Camala e Cristina Mango foram unânimes em queixar-se  de falta de água tendo em conta que o painel solar do projecto Cintura Verde que alimenta o depósito de água não consegue cobrir todas as áreas cultivadas.

A horticultora Linda Caetano disse que se debatem com grande dificuldade nos seus trabalhos, por  falta de água, não obstante o apoio em painéis solar para bombear a água para regar as hortaliças, que entretanto não produz a quantidade suficiente.

Linda Caetano explicou ainda que não têm regadores e adubos suficientes .

Avelina Oliveira Camala disse que, para além do problema de água as sementes que usam são compradas nos países vizinhos, frisando que quando não há água potável recorrem aos poços que muitas das vezes ficam distantes dos canteiros.

O roubo dos seus produtos é outro problema com que essas mulheres se deparam, razão pela qual pedem a protecão do estado.

 Cristina Mango confessou que têm recebido  apoios de algumas organizações, como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) que lhes oferecem regadores e construíram um mercado para a venda das hortaliças.

Disse entretanto que se deparam com muitas dificuldades no que se refere a conservação dos  seus produtos, nomeadamente alface, couve, salsa e outros que se estragam facilmente, frisando que precisam de meios sofisticados de conservação de longo prazo.

Ela pediu  ao governo para vedar o espaço onde cultivam as hortaliças a fim de proteger os seus produtos de gatunos.

Querem ainda que o Governo lhes disponibilize mais produtos de pulverização para impedir que as pragas destroem as hortaliças, porque os que elas usam são tóxicos e podem ser prejudiciais para a saúde.

ANG/JD/DMG/ÂC/SG