segunda-feira, 21 de maio de 2018

MANI TESE E PARCEIROS APRESENTAM RESULTADO DO PROJECTO DE PROMOÇÃO AVÍCOLA

Radio sol Mansi, 21 de Maio de 2018 - Foi apresentado, esta segunda-feira (21 de Maio), em Bissau, os resultados finais do projeto “No pui asas pa desenvolvimento”, promoção da fileira avícola, co financiado pela União Europeia e, implementado pela ONG Mani Tese em parceria com as ONG,s Asas de Socorro e a LVIA
 
O projecto que já está no seu último ano de implementação - (3 anos), visa estruturar uma fileira avícola nas regiões de Cacheu, do Oio e no Sector Autónomo de Bissau (SAB) com o intuito de aumentar as possibilidades de acesso aos alimentos de alto conteúdo proteico e promover atividades geradoras de renda nas regiões referenciadas.
 
No acto o secretário de Estado da juventude, cultura e desporto, Florentino Dias, diz que o projecto é importante para o país porque beneficia a população e em particular a camada juvenil.
 
“Por um ano demonstra que é possível trabalhar para a segurança alimentar no país”, enaltece.
 
Dias sustenta ainda que este é um ato empreendedor que merece ser partilhado e reconhecido e o empreendedorismo é uma metodologia ideal para a resolução do problema de desemprego no país sobretudo o desemprego juvenil.
 
“O resultado final do projecto demonstra o que tem sido as suas actuações no país que é contribuir em difundir as técnicas e práticas da avicultura na Guiné-Bissau e difundir o princípio empreendedor”, sustenta.
 
Para o coordenador do projecto, Piero Meda, os seus principais resultados são a criação de uma empresa denominada CEDAVES (Centro de Promoção e Desenvolvimento de Avicultura Familiar), a criação de vários aviários nas regiões de Gabú, Cacheu, Oio e SAB.
“A ligação entre avicultura e as mulheres e a importância da junção da avicultura e a agricultura”, são pontos apontados por Piero que explica ainda que pretende-se criar condições para continuar com o projecto.  
 
“No pui asas pa desenvolvimento” - promoção da fileira avícola na Guiné-Bissau, tem ainda por objectivo desenvolver a fileira produtiva de carne de origem animal de ciclo curto e reduzir o fenómeno da insegurança alimentar em detrimento da produção rural da Guiné-Bissau.
 
Durante a cerimónia, que contou com a presença do representante da União Europeia e a representante da Mani Tese da Itália, foram apresentados os resultados finais do projeto através dos testemunhos dos beneficiários e do pessoal técnico.
 
Foi também projetado pela primeira vez a curta-metragem intitulado “Chiken Run Guinea-Bissau”.
 
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
Imagem: Anézia Tavares Gomes