terça-feira, 22 de maio de 2018

MISSÃO DA FRANCOFONIA RECONHECE AVANÇOS REGISTADOS NA APLICAÇÃO DO ACORDO DE CONACRI

Uma missão da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que esteve de visita de trabalho no país, reconheceu hoje, 22 de maio 2018, que registou-se um avanço significativo no que concerne à evolução na aplicação do “Acordo de Conacri”.
 
A constatação da OIF foi tornada pública pelo chefe da delegação desta organização à imprensa, Ame Penda N’Bow, depois de uma audiência com o Presidente guineense José Mário Vaz. A delegação da Organização Internacional da Francofonia esteve no país durante dois dias com o intuito de avaliar a situação política vigente e a situação pré-eleitoral, através de encontros de recolha de informações feitas com as partes envolvidas no processo bem como com algumas entidades ligadas ao processo.    
 
“Estivemos aqui em 2017 e de lá para cá registou-se avanços significativos no que concerne à aplicação do Acordo de Conacri. A nomeação do Primeiro-Ministro do consenso e a formação do governo inclusivo para preparar as eleições legislativas constituem uma reviravolta muito importante neste processo”, espelhou a chefe da delegação, que entretanto, acrescentou que o encontro com o Chefe de Estado guineense visava o informar sobre aquilo que se constatou no terreno.

Mbow assegurou que sinais registados ontem na interação com as partes, indicam que as próximas eleições legislativas decorrerão em melhores condições. Acrescentou ainda que as partes demostraram a vontade que o escrutínio agendado para o mês de Novembro, seja organizado na data prevista, 18 de Novembro. 
Ame Penda N’Bow disse estar esperançada que a comunidade internacional vai acompanhar a Guiné-Bissau neste processo de forma a permitir o país fazer  face aos desafios das eleições e do desenvolvimento. 
 
Por: Epifânea Mendonça
odemocratagb.com


Leia também: Senegal saúda avanços políticos na Guiné-Bissau e deposita confiança nas próximas eleições

A representante do Presidente do Senegal na Organização Internacional da Francofonia (OIF), Penda Mbow, disse hoje em Bissau que o seu país constata "avanços significativos" no processo político guineense e deposita confiança nas eleições legislativas de 18 de novembro.

Enviada especial do Presidente senegalês, Macky Sall, Penda Mbow foi recebida hoje em audiência pelo líder guineense, José Mário Vaz, a quem disse ter transmitido a "satisfação do Senegal pelos avanços registados" na Guiné-Bissau nos últimos meses.
 
Apontou o consenso alcançado entre os atores políticos e que permitiu a nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um governo inclusivo que agora vai preparar as eleições legislativas, disse.
 
"Viemos partilhar com o Presidente o nosso otimismo porque o que vimos dá-nos confiança para esperar que as eleições vão decorrer na melhor das condições", afirmou Penda Mbow a saída da audiência com José Mário Vaz.
 
A representante do Senegal na OIF destacou ter constatado "uma vontade inequívoca" de atores guineenses para que as eleições legislativas tenham lugar no dia 18 de novembro, conforme marcadas pelo chefe do Estado, disse.
 
Mbow abordou também com José Mário Vaz "alguns aspetos técnicos", nomeadamente o recenseamento eleitoral, a reforma da legislação eleitoral e o financiamento do processo, tendo, neste particular, apelado à comunidade internacional no sentido de acompanhar a Guiné-Bissau.
 
A dirigente senegalesa acrescentou que a sua organização vai apoiar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense na formação de técnicos.
 
Fonte: Lusa em, https://www.dn.pt