terça-feira, 15 de maio de 2018

PRS REPUDIA SUSPENSÃO DOS GOVERNADORES E DO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, repudiou esta segunda-feira, 14 de Maio de 2018, a suspensão dos governadores das regiões de  Gabu e Biombo  e do Vice-presidente presidente da Câmara Municipal de Bissau.
O político e um dos vice-presidentes dos renovadores disse que “não é salutar” a forma como a Ministra de Administração Territorial geriu a situação da suspensão dos governadores das duas regiões e consequente nomeação dos seus substitutos.
Certório Biote, considera o procedimento de Ester Fernandes como administrativamente “não saudável” para resolver os problemas.
A posição do PRS foi tornada pública depois de um encontro que a direção superior  do partido manteve com o Presidente da República, José Mário Vaz, para fazer análise da situação política do país.

“Já temos o governo formado com objetivo único e exclusivo de realizar as eleições no próximo dia 18 de Novembro, decretado pelo Presidente da República, José Mário Vaz. É indiscutível  a realização das eleições, esta é a nossa preocupação”, sublinhou.
Recordou, no entanto, que no passado dia 25 de Abril, o PRS e o PAIGC assinaram um “acordo de princípio” que prevê a distribuição dos governadores regionais, e administradores setoriais, através de discussão consentânea entre os dois partidos.
O dirigente do PRS qualifica a medida da Ministra da Administração Territorial  de “violenta”, sobretudo a forma “muito rápida” como o acordo foi violado com a suspensão de todos os governadores e administradores.
“Portanto, a matéria é já do conhecimento do Presidente da República e da CEDEAO”, afirmou, garantindo, no entanto, que o  Chefe de Estado já  manifestou a sua vontade em  intervir para resolver o problema de uma forma pacífica, por isso apelou ao Governo empossado para realizar eleições dentro do quadro estipulado por Lei.


Por: Celeste Djata


Leia também: Politica: PRS pede intervenção do Presidente da República no contencioso com PAIGC sobre distribuição de governadores regionais
Bissau, 14 Mai 18 (ANG) – O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS),Certório Biote pediu hoje ao Presidente Mário Vaz que intervenha na busca de um entendimento entre o PAIGC E O PRS sobre a nomeação de governadores regionais.
 
Segundo Biote o PAIGC, através da ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes violou um acordo assinado entre os dois partidos no passado dia 25 de Abril,  ao nomear novos governadores de Biombo e Gabu, tendo suspendido os restantes.
Certório Biote  falava à imprensa à saída de uma audiência com o chefe de Estado, José Mário Vaz.
“Sentimos a falta de acompanhamento deste problema por parte do Primeiro-ministro que na nossa opinião devia chamar a atenção a Ministra da Administração Territorial no sentido de voltar atrás com a sua decisão, porque esta semana nomeou um novo Presidente e o vice na Câmara Municipal de Bissau (CMB) e exonerou os governadores de Biombo e Gabu, por isso viemos pedir a intervenção do Chefe de Estado para que se possa chegar a um entendimento”, disse.
O acordo, segundo Biote, se relaciona a forma como as pastas de governadores e administradores regionais devem ser divididas entre as duas formações políticas.
O líder da bancada parlamentar dos renovadores frisou ainda que já enviaram uma carta ao Primeiro-ministro manifestando o seu descontentamento em relação ao comportamento do PAIGC e da sua ministra da Administração Territorial que suspendeu os actuais governadores, salientando que a situação não abona em nada para a paz na Guiné-Bissau.

Biote disse que igualmente informaram a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), na qualidade de mediador da crise guineense.
Entretanto disse que receberam uma comunicação por parte do PAIGC de que na quarta-feira os dois partidos vão reunir para ver como solucionar o  diferendo.
ANG/MSC/DMG/ÂC/SG