Bissau, 14 Julho 014 (ANG) - O Presidente da Agencia Nacional de Caju (ANCA) revelou que o país exportou até dia 08 de Julho 58 mil toneladas de castanha de caju.
Henrique Mendes que falava hoje a ANG, informou que as dificuldades de exportação até aqui encontradas relacionam-se com a própria estrutura dos Portos de Bissau, que não tem condições para receber muitas embarcações ao mesmo tempo.
“Neste momento temos 4 navios a aguardar ao largo para poderem carregar”, ilustrou acrescentando que outra dificuldade não menos relevante é a falta de contentores para facilitar as operações de embarque do produto.
Informou que uma quantidade entre 80 a 90 mil toneladas de castanhas de cajú se encontra nos armazéns a espera da vez de ser exportada.
Segundo avança Henrique Mendes as previsões para a exportação deste ano oscilam de 130 a 140 mil toneladas, contra 133 mil toneladas exportadas em 2013.
Manifestou a sua convicção de que até Setembro, as dificuldades apontadas serão ultrapassadas, sem no entanto indicar como
Elogiou o processo da comercialização da castanha indicando que o mercado interno se encontra muito estável com o preço da castanha por kg a oscilar de 250 francos CFA à 350 nas mãos dos produtores.
Fonte: ANG/AI/JAM