sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DEGOL MENDES: “DINHEIRO RESULTANTE DE DROGAS SUSTENTA BRANQUEAMENTO DE CAPITAL NA GUINÉ-BISSAU”

Degol Mendes_SE Plano e Integraçao Regional
O Secretário de Estado da Economia e da Integração Regional, Degol Mendes revelou esta quinta-feira, em Bissau, que o dinheiro proveniente do tráfico de drogas alimenta o branqueamento de capital no país.
 
Degol Mendes fez estas afirmações à margem da abertura do seminário de Divulgação do regulamento de atuação dos agentes em Matérias do Controlo Transfronteiriço de Dinheiro e outros instrumentos negociáveis ao Portador no território Nacional.
 
O governante aconselha, por isso que a imagem do país seja preservada. Pois, segundo disse, a Guiné-Bissau “infelizmente ou injustamente” é conhecido como um país de traficantes de droga.
 
De acordo com Degol Mendes, o dinheiro que provém do tráfico de droga “é que alimenta o branqueamento de capital no país”. Todavia, defende que essa prática tem de ser banida e mostrar ao mundo que o entendimento que se tem da Guiné-Bissau nesta matéria é errado.
 
Nisto, pede que se desenvolva fortemente um sistema nacional de combate ao branqueamento de capital para que aqueles que pratiquem esses atos ilícitos estejam vedados de beneficiarem dos frutos dos mesmos atos. E consequentemente desencorajar essa prática.
 
Lembra que os guineenses vivem numa economia onde a maior parte a circulação monetária é fiduciária, ou seja as pessoas preferem guardar o dinheiro em casa em vez de depositá-lo no banco. Facto que diz facilita sua transportação e camuflagem.
 
Segundo dados apurados pelo Jornal O Democrata, o encontro vem justamente na sequência dos desafios colocados à Guiné-Bissau, como sendo um país de traficantes de droga.
 
Por: Filomeno Sambú