domingo, 25 de janeiro de 2015

EFEMÉRIDES - 25 DE JANEIRO

Principais acontecimentos registados a 25 de Janeiro na História do Mundo:
 
1576 - O português Paulo Dias de Novais funda a cidade de Assunção de São Paulo de Loanda (actual Luanda, capital de Angola).
 
1579 - Assina-se o tratado de unificação de Utrecht, marco da fundação da Holanda.
 
1759 - Nasce o poeta escocês Robert Burns.
 
1802 - O imperador Napoleão Bonaparte torna-se Presidente da República da Itália.
 
1831 - O parlamento polaco proclama a independência da Polónia, destronando o rei Nicolau.
 
1874 - Nasce o escritor inglês W. Somerset Maugham.
 
1882 - Nasce a escritora inglesa Virgínia Woolf.
 
1896 - Nasce cónego Manuel das Neves, nacionalista angolano.
 
1910 - Eduardo Grey, num memorando, confirma que Soveral Preveu a Salisbury que um dia o caminho-de-ferro do Lobito (Angola) seria um facto e que se tornaria o melhor caminho para atingir a linha do Cabo através da Rodésia do Sul (Actual Zimbabwe).
 
1932 - A União Soviética e a Polónia assinam um pacto de não-agressão.
 
1944 - Inicia-se a batalha de Cassino, na Itália, no decorrer da II Guerra Mundial.
 
1947 - Morre, em Miami (EUA), o gangster norte-americano "Al Capone".
 
1949 - Realizam-se as primeiras eleições em Israel.
         - Funda-se o "Comecon" (Organização Económica dos Países do Leste).
 
1959 - Iniciam-se a construção da barragem de Cambambe (Dondo), na prov¡ncia do Kuanza Norte.
 
1960 - Em Túnis, (Tunísia), realiza-se a segunda conferência Pan-Africana.
         - Uma equipa de arqueólogos israelitas descobre uma aldeia pré-histórica em Byman na Galileia, segundo analistas a aldeia devia ter mais de dez (10) mil anos.
 
1962 - Os chefes de Estado Africanos pertencentes ao grupo de Monróvia - Líbia, Togo, Nigéria e Camarões - assinam o acordo de cooperação Pan-Africana.
 
1964 - Realiza-se a primeira experiência espacial conjunta soviético-norte-americana com o lançamento do satélite "Echo II".
 
1975 - O Presidente Milton Obote, do Uganda, é deposto por um golpe militar chefiado por Idi Amin Dada.
 
1979 - O Papa João Paulo II inicia a primeira viagem em missão de "peregrinação de fé a América Latina, começando por visitar a República Dominicana.
 
1980 - A Aliança Democrática Portuguesa (AD) decide legalizar-se no Supremo Tribunal de Justiça como coligação eleitoral.
          - A Grã-Bretanha expulsa o Presidente do Conselho Mundial da Paz, o indiano Romesh Chandra, depois de o declarar "persona non grata".
          - O dissidente soviético Andrei Sakharov torna-se o primeiro estrangeiro a receber o prémio norueguês "Fritt Ord", a palavra livre.
 
1981 - O avião "Freedom One", com os 52 reféns norte-americanos a bordo, chega a West Point (Nova Iorque), procedente da RFA. Os reféns suportaram 44 dias de cativeiro no Irão.
 
1982 - O dirigente militar polaco Jaruzelski ataca as sanções económicas impostas pelos EUA e mantém a lei marcial no país.
 
1983 - Morre o realizador cinematográfico George Cukor.
 
1986 - Jactos norte-americanos e líbios voam frente à frente no primeiro dia de exércicios navais de unidades dos Estados Unidos na costa Norte de África.
 
1987 - A coligação de centro direita do chanceler Helmut Kohl é reconduzida ao poder nas eleições gerais na Alemanha Federal, mas com menos apoio.
 
1988 - O empresário hindu Ramshewak Shankar é empossado como Presidente do Suriname, pondo fim a oito anos de regime militar nesta nação do Nordeste da América do Sul.
 
1989 - O corpo do pintor surrealista espanhol Salvador Dali é sepultado num túmulo de mármore branco no museu de Figueras.
 
1990 - O Papa João Paulo II chega a Cabo Verde, primeira etapa de uma visita pastoral a cinco países da África Ocidental.
         - Morre a actriz norte-americana Ava Gardner aos 67 anos de idade.
 
1991 - Washington acusa o Iraque de ter provocado, no Golfo, a pior maré negra da história
         - O governo português declara possivel a data de 28 de Janeiro para a realização da sexta-ronda de negociações de paz em Angola, caso receba resposta positiva do governo e da Unita sobre o texto-proposta para um cessar-fogo redigido em Lisboa entre os EUA, Rússia e Portugal.
 
1993 - O jornal norte-americano "Washington Post" defende num editorial o reconhecimento urgente do governo de Angola saído das eleições livres e justa de Setembro de 1992.
 
1996 - A Comissão Conjunta conclue que o governo cumpriu o calendário elaborado para o aquartelamento da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
         - O Conselho da Europa aprova a entrada da Rússia na organização.
 
1999 - Um sismo ao nível seis da escala de richter atinge os departamentos de Quindio, Risaralda e vale de Cauca na Colombia, matando 714 pessoas e ferindo três mil outras.
 
2006 - Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est.
 
2007 - Vendido em leião, em Nova Iorque, a tela de Rembrandt Santiago em Oração por 25.800.000 de doláres. Fonte: Aqui