quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ZÂMBIA: CANDIDATO DO PARTIDO NO PODER A FRENTE DA CORRIDA ELEITORAL

Lusaka - Edgar Lungu(Foto), o candidato do partido no poder nas presidenciais antecipadas de terça-feira na Zâmbia, lidera o escrutínio após a contagem dos votos de 80 circunscrições de um total de 150, indicou nesta quinta-feira a comissão eleitoral.
 
"Temos 80 circunscrições que foram contadas e verificadas. Estas 80 são provenientes das zonas onde não há divergências e Edgar Lungu obteve 533 mil e 613 votos, enquanto Hakainde Hichilema teve 474 mil e 76", disse aos jornalistas a presidente da comissão, Irene Mambilima.
 
As operações de voto, afectadas pelas chuvas, prosseguiam nesta quinta-feira em algumas assembleias de voto isoladas, mas a comissão eleitoral decidiu efectuar a publicação dos resultados nacionais, que haviam sido interrompidas na quarta-feira, uma vez que os sete mil eleitores não deverão influenciar no resultado final, precisou a responsável.
 
O vencedor das presidenciais de terça-feira, a ser eleito por uma maioria simples de um total de onze candidatos, vai dirigir a Zâmbia até Setembro de 2016, fim do mandato de cinco anos que o chefe de Estado, Michael Sata, não terminou em virtude do seu falecimento em Outubro.
A eleição foi considerada de aberta pela maioria dos observadores.

O ministro da Defesa Edgar Lungu, um jurista de 58 anos, defende as cores da Frente Patriótica (PF), o partido de Sata. O seu principal adversário é Hakainde Hichilema, um empresário de 52 anos, candidato do Partido da Unidade para o Desenvolvimento Nacional (PNUD, oposição).
 
Os dois homens têm programas bastante semelhantes: ambos prometem lutar contra a pobreza, atraindo investimentos estrangeiros e criando postos de trabalho. Fonte: Aqui