segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GUINÉ-BISSAU: GOVERNO E PARLAMENTO APRESENTAM CUMPRIMENTOS DE ANO NOVO AO PR

Bissau – Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), os membros do Governo da Guiné-Bissau e as chefias militares apresentaram esta segunda-feira, 26 de Janeiro, os cumprimentos de ano novo ao Presidente da República, José Mário Vaz.
 
Cipriano Cassama, Presidente da ANP, falou sobre a necessidade de criação do Conselho de Estado por parte do Presidente da República, enquanto órgão consultivo do Chefe de Estado guineense.

Em termos de realizações, Cassama informou José Mário Vaz sobre as últimas actividades dos deputados da nação, nomeadamente a aprovação do Programa do Governo e do Orçamento Geral do Estado, a criação da Comissão de Ética e algumas outras comissões, a serem empossadas nos próximos dias por esta instituição.

O Presidente da ANP falou ainda sobre o incidente de Farim, que culminou com a exoneração do ministro da Administração Interna, destacando que a Assembleia ainda aguarda explicações do Governo sobre o sucedido.

No que concerne ao Executivo, o Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira informou o Presidente da República que o ano que agora se inicia vai ser de muitas realizações conforme as promessas eleitorais, desejando votos de saúde e felicidades ao Chefe de Estado.

O Presidente da República voltou a pedir aos deputados o desempenho das suas funções de fiscalização das acções do Governo, sublinhado que o ano de 2015 está repleto de desafios que podem ser vencidos com a união de todos.

A terminar, José Mário Vaz garantiu apoio aos parlamentares e a colaboração institucional necessária para o bom desempenho da ANP.

Dirigindo-se aos membros, o primeiro magistrado da nação disse que o Governo, tal como outros órgãos de soberania, vão ter sempre no Presidente da República um parceiro certo nos esforços de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

As cerimónias de cumprimento seguem durante toda a semana com cumprimentos por parte do poder judicial, corpo diplomático, sociedade civil e arte, cultura e desportos.