quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA: “CONSENSO QUANTO AO NOME DO NOVO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA PODE SER PARA BREVE”

PEREIRA3
O chefe do governo guineense, Domingos Simões Pereira, admitiu esta terça-feira em Cabo-Verde que o consenso quanto ao nome do novo Ministro da Administração Interna pode ser alcançado brevemente.
 
Enquanto isso, Doménico Sanca, Secretário de Estado da Ordem Pública continua a ocupar o cargo interinamente desde que o Botche Candé foi exonerado das suas funções em Novembro de 2014.
 
Em Cabo-Verde, à margem da sua visita oficial aquele país vizinho, Domingos Simões Pereira reconhece que o ministro da Administração Interna é fundamental e a sua nomeação preocupa a todos.
 
O governante referiu ainda que as circunstâncias que levaram à demissão do ministro Botche Candé foram concretas, graves e muito sensíveis.

“Com base nisso, eu em concertação com o Presidente da República decidimos que o Secretário de Estado devia ocupar-se dessas funções por acumulação até que conseguíssemos um consenso da melhor figura para assumir o cargo”, lembrou.

 Neste sentido, Domingos Simões Pereira assegura que já existe um diálogo sobre o assunto e logo que regresse ao país vai haver um novo encontro com Chefe de Estado guineense e provavelmente que depois deste encontro saia a indicação do nome do próximo ministro da Administração Interna.
 
Sobre a visita do Primeiro-Ministro guineense a Cabo-Verde ficou-se a saber que Cabo-Verde vai ter em breve um embaixador residente na Guiné-Bissau.
 
Em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo guineense na cidade de Praia, José Maria Neves, o Chefe de executivo de Cabo-Verde anunciou que a Transportadora Aérea Cabo-verdiana, TACV, está a preparar a retoma dos voos entre Praia e Bissau duas capitais que num futuro próximo passarão estar também ligadas por via marítima.

“Tudo isso é no sentido de reforçarmos mais as nossas relações”, sublinhou o governante.
Por seu lado, Simões Pereira anunciou que Bissau apoia sem reservas a candidatura da ministra Cabo-verdiana das finanças à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento BAD.
 
Depois de uma visita de cortesia ao Presidente da República de Cabo-Verde, Primeiro-Ministro guineense deverá reunir-se com empresários cabo-verdianos na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços.
 
Por: Filomeno Sambú