quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

“TITINA SILÁ SIMBOLIZA O ORGULHO DA MULHER GUINEENSE”, DIZ LÍDER DA UDEMU

Bissau,29 Jan15 (ANG) - A Secretária-geral da União Democrática das Mulheres da Guiné-Bissau (UDEMU) considera que a heroína Titina Silá simboliza o orgulho da mulher guineense.
''Embora falecida, continuamos de cabeça erguida a seguir os seus ideais'' defendeu Eva Gomes, em declarações exclusivas à ANG, por ocasião da celebração de mais um aniversário da morte de Titina Silla, a 30 de Janeiro de 1973.

Titina Silá, que a responsável da UDEMU disse ser  ''uma mulher que desempenhava o  papel de homem'', faleceu na luta de libertação nacionaldeu a vida para libertar o país do jugo colonial.

“Titina vivia em Cadick Yalá depois foi para Cubucaré porque estava doente, quando o Nino Vieira foi mobilizar as pessoas para aderirem a luta encontrou-lhe e decidiu ingressa-la nas fileiras do PAIGC'', explicou Eva Gomes que acrescentou que mais tarde, Amílcar Cabral a teria enviado a Guiné-Conacri onde foi cuidar dos refugiados.

A secretária-geral da UDEMU informou que já realizaram várias atividades alusivo a data nomeadamente um torneio de futebol ganho pela  organização que dirige  e uma  palestra sob o tema “Mulher e Género e obra da Titina Silá”.

Em relação as actividades programadas para sexta-feira, dia em que Titina falecera na travessia do rio Farim, vitima de ataque militar colonial, Eva Gomes esclareceu que a UDEMU irá proceder a deposição de coroas de flor e a inauguração da estátua da heroína erguida na praça com o seu nome , em Bissau.

No âmbito das celebrações da data oficializada como  dia da mulher guineense, a Câmara Municipal de Bissau levou a cabo  obras de reabilitação da Praça Titina Sila, situada em frente ao liceu Nacional Kuame N’Krumah.

Os trabalhos de reabilitação abrangeram a reabilitação da rua de acesso à praça, a recuperação do jardim e a iluminação da zona.

FONTE: ANG/JD/JAM/SG