sábado, 24 de janeiro de 2015

MORREU EX-PRESIDENTE MUNDIAL DAS MULHERES EMPRESÁRIAS

 
Yaoundé, Camarões (PANA) - Françoise Foning(Foto), influente  mulher política camaronesa, presidente do Grupo das Mulheres Empresárias dos Camarões e ex-presidente mundial das mulheres empresárias, morreu sexta-feira, em Yaoundé,  na sequência de um acidente de viação de que ela foi vítima no último sábado, soube a PANA de  fonte médica.

Óscar 2004 de Gestora Africana do Ano, esta mulher de negócios tornou-se, em 2005, na   primeira presidente negra da ONG Mulheres Empresárias Mundiais (FCEM).

Françoise Foning, que não detém nenhum título académico, aprendeu a falar o francês e o inglês o que lhe permitiu impor-se nos meios dos  negócios nos Camarões e fazer dela a  presidente do Grupo das  Mulheres Empresárias dos  Camarões (GFAC).

Além de ser deputada e prefeita pelo Movimento Democrático do Povo dos Camarões  (RDPC) do quinto distrito de Doualá, Françoise Foning, presidente-diretora-geral do grupo Foning, entrou nos transportes públicos com mais de 150 táxis na cidade de Doualá e na extração de cascalho com a "Cascalhos  Unidos", uma empresa de importação e exportação alimentar.

Os seus negócios estendem-se também ao setor mobiliário com a "Anflo", ao domínio médico com  a "Policlínica da Mão Negra" e ao ensino com o "Colégio de Fraternidade" em Doualá.

Os Camaroneses apelidavam-na "a animadora nacional" por causa do seu entusiasmo para cantar canções de louvor ao casal presidencial nas  cerimóias oficiais.

Fez parte de todas as organizações do RDPC, partido no poder, do qual foi ativista muito comprometida e membro do Bureau Político.

Nascida em 1949, Foning era viúva, mãe de seis filhos.