domingo, 25 de janeiro de 2015

SENEGAL: MARCHA EM DAKAR CONTRA CARICATURAS DE MAOMÉ NO JORNAL CHARLIE HEBDO

null
Cerca de 1.500 pessoas, entre as quais o primeiro-ministro senegalês, Mahammed Boun Abdallah Dionne, marcharam hoje(24 Jan) em Dakar contra as caricaturas do profeta Maomé no jornal Charlie Hebdo, segundo relatos de jornalistas da AFP.
 
O evento, no decorrer do qual foi queimada uma bandeira francesa, tinha como lema "eu sou nigeriano, eu sou africano", como denúncia do silêncio dos dirigentes africanos e do mundo sobre os massacres no continente, em oposição à reação aos atentados em Paris.
 
Na marcha participaram numerosos elementos do Governo, representantes da sociedade civil, deputados e autoridades tradicionais e religiosas e cidadãos.
 
"Eu não sou Charlie. Eu sou muçulmano", "A liberdade de expressão não é liberdade de insultar", "Não toque no meu profeta" eram algumas das frases que se podiam ler nos cartazes que os participantes na marcha brandiam.
 
"O islão é uma religião de paz", declarou o serigne de Dakar, Abdoulaye Mactar Diop, que acusou as autoridades francesas de "encorajar a publicação do último número do jornal Charlie Hebdo para se rirem".
 
O Senegal interditou a difusão da edição de 14 de janeiro do jornal satírico, a primeira após o massacre no jornal e que apresentava uma caricatura do profeta Maomé.
 
"Charlie respondeu com a provocação, nós respondemos com a paz. Charlie tem cúmplices que é preciso denunciar. É preciso que a França pare", declarou Sambou Biagui, representante da Plataforma Africana para o Desenvolvimento e os Direitos Humanos.
 
Também hoje milhares de manifestantes protestaram na Cisjordânia e na Turquia contra a publicação de uma nova caricatura do profeta Maomé pelo jornal francês Charlie Hebdo.
 
As manifestações palestinianas decorreram em Hébron e em Ramallah, na Cisjordânia, convocadas por um movimento islamita, o Partido da Libertação, e os manifestantes, alguns com faixas negras a apelar à instauração do "califado", gritaram 'slogans' de apoio à fé muçulmana e contra a França, constataram jornalistas da AFP.
 
Cerca de 70 mil curdos da Turquia também se manifestaram pelo mesmo motivo em Diyarbakir, no sudeste do país, com palavras de ordem contra a publicação e os que "insultam" o profeta.

SMM (EO) // CSJ