quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA: “REFORMA DOS SECTORES DE DEFESA, SEGURANÇA, JUSTIÇA É INDISPENSÁVEL PARA A RECONCILIAÇÃO NACIONAL”

image
A CPLP só sabe perturbar.
Viva CEDEAO!!!!
O Chefe do governo guineense, Domingos Simões Pereira disse hoje, quinta-feira, que a reforma nos sectores de defesa, segurança e justiça é indispensável para a reconciliação nacional e para a boa governação.
 
O Primeiro-Ministro falava a’O Democrata na cerimónia da entrega ao governo das casernas reabilitadas com o fundo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no âmbito da reforma do sector de defesa e segurança. Tomaram igualmente parte no ato o presidente da Comissão daquela organização regional, Kadré Désiré Ouédraogo e a ministra da Defesa Nacional, Cadi Seidi.
 
No quadro da reforma do sector da defesa e segurança foram reabilitados alguns quartéis do país, designadamente os aquartelamentos da Base Aérea, do Exército, de Buba, de Quebo, ambos no sul do país.
 
Domingos Simões Pereira manifestou o seu regozijo com o início da implementação do programa da reforma através da reabilitação dos quartéis do país por parte da CEDEAO. Enaltecendo a iniciativa da reabilitação dos quartéis no país, o Primeiro-Ministro felicitou na ocasião os Chefes de Estados e de Governos da comunidade que, segundo ele, conseguiram transformar aquela organização que é tida actualmente como um modelo da integração concretizada.
 
Explicou que no programa da reforma traçado pelo executivo está reservada uma atenção particular no concernente à construção, reabilitação e modernização das casernas militares. Sustentou por um lado que a reabilitação das casernas com os recursos disponibilizados pela Comissão prova mais uma vez o engajamento, a determinação da CEDEAO no projecto da reforma do sector da defesa e segurança.
 
O presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouédraogo, disse que a cerimónia da entrega oficial das obras é o resultado de um investimento feito pela organização que representa e manifestou o desejo para que as instalações ora entregues sejam devidamente utilizadas e controladas com frequência.
 
O diplomata explicou que a sua organização disponibilizou 63 milhões de dólares norte-americanos para o programa de reabilitação de infra-estruturas seleccionadas e para o financiamento de fundo de pensão.

“Vamos igualmente apoiar a desmobilização de elementos das forças da defesa e segurança, principalmente os Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, reestruturar o sistema, formar e capacitar os que continuarão no activo para um desempenho a altura das exigências democráticas”, explicou.
 
Por: Aissato Só
Fonte: odemocratagb.com