Principais acontecimentos registados a 22 de Janeiro, na História do Mundo:
1517 - Forças turcas tomam a cidade de Cairo (Egípto).
1552 - Edward Seymour, duque de Somerset, é decapitado em Inglaterra, acusado de traição.
1655 - Oliver Cromwell dissolve o parlamento britânico.
1760 - Os franceses são derrotados pelos britânicos, comandados por Eyre Coote, em Wandewash, na Índia.
1771 - A Espanha concorda em ceder as ilhas Malvinas (Falkland) à Grã-Bretanha.
1852 - A família de Orleans é banida de França.
1879 - Cerca de quatro mil guerreiros Zulus, fortemente armados, atacam uma guarnição britânica em Rorkes Drift, África do Sul, sendo repelidos durante 12 horas por apenas 139 soldados.
1901 - Morre a rainha Vitória, após 63 anos de permanência no trono britânico, o reinado mais longo da história da Grã-Bretanha.
1918 - Proclamação em Kiev da República Popular da Ucrânia, cujo governo declara-se Independente.
1925 - Proclama-se a primeira República Albanesa.
1944 - Forças aliadas iniciam o desembarque em Anzio (Itália), no decorrer da II Guerra Mundial.
1957 - As forças israelitas completam a retirada da península do Sinai, mas permanecem na faixa de Gaza.
1959 - Morre aos 77 anos de idade, vítima de um ataque cardiaco, o célebre realizador cinematográfico norte-americano, Cecil D. De Lille em Los Angeles.
1961 - Henrique Galvão ocupa e desvia para o Brasil o paquete Santa Maria, com o objectivo de chamar a atenção do mundo para a ditadura de Salazar.
1972 - Entram para a CEE a Grã-Bretanha, Dinamarca, Irlanda e a Noruega (este último país abandonaria a organização na sequência de um referendo nacional sobre a questão).
1980 - O Governo soviético anuncia a detenção do físico Andrei Sakharov, Prémio Nobel da Paz, e a destituição dos seus títulos oficiais, nomeadamente o de heroí do trabalho socialista.
1986 - São condenados à morte os três réus, todos sikh, do julgamento relativo ao assassínio da primeiro-ministro indiano, Indira Gandhi.
1988 - Morre o guitarrista e compositor espanhol Sebastian Maroto aos 58 anos(entre outros trabalhos musicou as bodas de sangue de Frederico Garcia Lorca e 25 poemas de Jacques Prevert).
1989 - Andrei Sakharov, cientista e activista soviético dos direitos humanos, é nomeado, em reunião pública, candidato de Moscovo às próximas eleições gerais.
1990 - Os líderes da linha da frente, reunidos em Lusaka (Zâmbia), condenam a atitude do governo Hungaro de estabelecer relações de cooperação com o país do Apartheid.
1991 - O acusador público panamenho revela em tribunal que o general Noriega recebeu da CIA, durante 15 anos, uma mesada, em dólares.
1994 - Morrem 26 bombeiros, 17 dos quais menores de idade, durante extinção de um incêndio em Puerto Madryn na Argentina.
1995 - Dezanove pessoas morrem (dezoito dos quais militares) e 65 feridos num atentado suicida perpetrado por dois extremistas de Yihad Islâmica em Beit Lit, (Israel).
- Morre Rose Fitzgerald Kennedy aos 104 anos de idade, matriarca do clã Kennedy.
- Extremistas islâmicos palestinos, matam, num atentado suicida em Israel, 18 pessoas.
1998 - A revista Newsweek revela que o presidente Clinton dos EUA teve um caso amoroso com Mónica Lewinsky, uma jovem estagiária da Casa Branca.
1999 - A Republica de Angola adere a Comunidade Económica da África Central dos Estados da África Central (CEEAC), em Libreville (Gabão), um dia depois de os Presidentes dos estados membros terem participado numa reunião da organização à margem da investidura do presidente Omar Bongo.
2005 - A INTERPOL (Policia Internacional) entrega às autoridades moçambicanas Aníbal dos Santos Junior, o cérebro do assassínio do jornalista Carlos Cardoso, na sequência da sua expulsão do Canadá, depois de fugir da cadeia de Maputo.
- O Candidato Aníbal Cavaco Silva, apoiado pelo PSD e CDS-PP, vence as eleições em Portugal, com 50,6 por cento de votos.
2006 - Evo Morales assume a presidência da Bolívia.
2008 - O Iraque adopta nova bandeira. Fonte: Aqui