sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU DESAFIA MULHERES A EMPENHAREM-SE NO CULTIVO DO ARROZ

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, desafiou hoje as mulheres do país a encararem o cultivo do arroz, uma das suas prioridades de mandato, como um projeto nacional.
 
Falando em Bissau, nas cerimónias evocativas do aniversário da morte de uma heroína nacional, Titina Silá, em que se celebra simultaneamente o Dia da Mulher Guineense, o chefe de Estado disse que o cultivo de arroz, base da dieta alimentar dos guineenses, "é um imperativo nacional, como o foi a luta pela libertação" do país.
 
Vaz defende a cultura para reduzir a insuficiência alimentar e para permitir usar para outros fins as verbas hoje usadas para importação de arroz.
 
Para isso tem apelado aos cidadãos do país a meterem a "mão na lama", expressão que em crioulo que quer dizer "trabalho afincado".
 
"Convido as mulheres do país a meterem a 'mão na lama' comigo para o cultivo do arroz", disse José Mário Vaz, recebendo palmas de centenas de mulheres que se encontravam na praça Titina Silá.
 
O chefe de Estado guineense enalteceu a contribuição das mulheres desde a luta armada pela independência na organização da vida económica e social do país e ainda na produção de riqueza, destacando o facto de serem "as atuais dinamizadoras da economia".
 
José Mário Vaz afirmou que "muita coisa tem sido feita" no sentido de elevar a presença feminina nos órgãos de decisão, mas admitiu ser necessária trabalhar para eliminar de vez a ideia de "secundarização do papel da mulher" na sociedade em certos casos.
 
O Presidente aproveitou para ler em voz alta uma lei aprovada recentemente pelo parlamento que criminaliza todas as formas de violência doméstica, sobretudo contra a mulher.
 
"A partir de hoje, quem cometer qualquer ato de violência doméstica contra a mulher terá que ajustar contas com a Justiça", disse José Mário Vaz, merecendo a aprovação das mulheres presentes na cerimónia - que contou com a presença dos os responsáveis políticos do país e Corpo Diplomático.

MB // EL