segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

FALTA DE JUSTIÇA SOCIAL NA GUINÉ-BISSAU PROVOCADA POR "PARTIDARIZAÇÃO" DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FALTA DE JUSTIÇA SOCIAL NA GUINÉ-BISSAU PROVOCADA POR PAIGCWOOD, tem atores, realizadores, encenadores, bandidos e mafiosos em todos os cantos da administração pública guineense, ou seja, a nossa administração pública está refém dessa organização criminosa há mais de 40 anos. Leia : PAIGC, o sequestrador da Guiné-Bissau 
 
Radio Sol Mansi, 20 Fev 2017 - A directora da Comissão da Voz de Paz – Iniciativa para a Conciliação da Paz na Guiné-Bissau, Filomena Mascarenhas, afirma que a partidarização da administração é o grande factor da injustiça social
 
Filomena Mascarenhas que falava, esta segunda-feira (20/02/2017), numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM) no âmbito da comemoração do dia mundial para justiça social, sustenta ainda que na partidarização da administração pública é onde se governa só pelos militantes empregados e promovidos sem mérito.

“Quando é assim não podes governar para todos pois  e a política salarial faz parte da reforma que deve ser feita”, alerta.
 
Na mesma entrevista á RSM, a directora da voz de paz denuncia que existem directores das empresas públicas que os seus rendimentos mensais podem pagar muitos ministros e existem certas categorias da profissão que são mais privilegiadas do que outra, “por exemplo no sector da justiça”.
 
Segundo Filomena, isso demonstra a desgovernação e outros aspectos que não são política salarial mas sim careira porque “enquanto nas forças armadas para chegar ao topo da carreira é necessário atingir trinta anos, no sector da justiça é apenas doze anos.
 
“Eles (da área da justiça) fazem leis em seus benefícios”, critica.
 
De acordo com ela, apesar de estarmos a viver numa desconfiança latente por questão politica “que não deixa ninguém tranquilo e tem a influência na nossa vida, a paz social depende de cada um de nós na forma como podemos contribuir de maneira positiva e tudo isso pode existir com exercício da cidadania responsável”. 
 
O dia mundial para justiça social serve para chamar atenção das pessoas numa acção conjunta sobre os direitos humanos. Neste dia os especialistas da ONU sobre direitos humanos pedem acção internacional para marcar o dia.
 
Segundo a declaração Universal dos direitos humanos todo o ser humano tem o direito a um padrão de vida que assegure serviços de saúde adequados e bem-estar.
 
Isso inclui acesso a comida, roupas, moradia e serviço sociais.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga