sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

RICARDINO TEIXEIRA LANÇA “CABO VERDE E GUINÉ BISSAU: AS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO” NA PRAIA

Ricardino Teixeira lança “Cabo Verde e Guiné Bissau: As Relações entre a Sociedade Civil e o Estado” na Praia
O professor e escritor Ricardino Jacinto Dumas Teixeira, apresenta, esta sexta-feira,17, o livro intitulado “Cabo Verde e Guiné-Bissau: as relações entre a sociedade civil e o estado”, na livraria Pedro Cardoso, Fazenda, Rua José Gonçalves, Praia.

Conforme a nota editorial, o livro examina as relações entre a sociedade civil e o Estado em Cabo Verde e na Guiné-Bissau entre 1994-2008. Para alcançar este objectivo, o autor analisou as razões relacionadas às configurações distintas da sociedade civil e do Estado, em cada um dos países, nesse período, indicando os aspectos que pudessem ter gerado suas especificidades.


Diz a nossa fonte que a análise revelou a presença de grupos que se configuravam para além do sistema social e político, com presença e visibilidade nos dois países. Também problematizou a inserção desses grupos na formação da sociedade civil e discutiu em que medida os suportes teóricos e conceituais produzidos em contextos outros foram suficientes no contexto dos países em pauta.

Na Guiné-Bissau, chamou atenção a questão da identidade, do conflito interno e da actuação da sociedade civil na busca de espaços favoráveis à democracia. Em contraste, em Cabo Verde, a sociedade civil ficou marcada pela competição bipartidária e pela tensão na disputa por financiamento público do Estado, entendido enquanto direito, considerando o papel da sociedade civil nas políticas públicas de desenvolvimento.

Considerou-se, ainda, o peso do passado colonial, o regime do partido único e o presente marcado pela desigualdade e dependência das agências internacionais da ONU, no quadro neoliberal.

Segundo a editora, Ricardino Jacinto Dumas Teixeira, autor do livro, é docente do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro (UNILAB-BRASIL).

A obra em causa traz 519 páginas, editado pela Editora Universitária, e será apresentada pela reitora da Universidade Lusófona (UL-CV) Iva Cabral, e pelo docente da Universidade de Santiago (US) Nardi Sousa.