sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

USA ÁGUA SUFICIENTE PARA COZER O ARROZ? ESPECIALISTA ALERTA PARA RISCOS

O arroz das nossas bolanhas é mais saudável que o arroz importado. Portanto, mon na lama.
 
O arsénio está no arroz como resultado dos contaminantes industriais e pesticidas que foram usados no passado e que, segundo os estudos, podem permanecer por décadas nos campos onde o arroz é cultivado.
 
O professor Andy Meharg, um especialista em contaminação de arroz da Universidade de Queens Belfast, testou os níveis deste químico no arroz após o cozinhar de três maneiras diferentes.
 
Primeiro usou duas partes de água para uma parte de arroz, pelo que a água foi absorvida ou evaporada durante a cozedura. Confirmou que aumentar a proporção para cinco partes de água reduziu para metade os níveis de arsénio e que deixá-lo de molho durante a noite reduziu os níveis da toxina em 80%.
 
O arroz tem dez vezes mais arsénio inorgânico do que outros alimentos e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentares (European Food Standards Authority) informou que as pessoas que comem muito arroz estão expostas a concentrações preocupantes.
 
O Daily Mail destaca que os estudos apontam que a exposição excessiva ao arsénio pode aumentar o risco de doença cardíaca, diabetes, danos no sistema nervoso e cancro (pulmões e bexiga).