terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Com estilos tradicionais: CHÃO DE PAPEL VARELA VENCE O CONCURSO DO DESFILE NACIONAL DO CARNAVAL 2017

Clique em ler mais e veja as fotos de apresentação dos grupos(Cacheu, Biombo, Tchada, Chão de Papel Varela).


Foram no total 20 minutos de apresentação com diferentes estilos de danças tradicionais de vários grupos étnicos que constituem a nação guineense, que acabou por encantar o público presente e os cinco júris que declararam o grupo de bairro Chão de Papel Varela como o grande vencedor do desfile nacional do Carnaval 2017, a nível de grupos com 34,1 pontos.

O desfile nacional do Carnaval a nível de grupos decorreu hoje, 27 de fevereiro 2017, sob o lema “Cultura como Fator de Inserção Social e Económica”, na Avenida Osvaldo Vieira, em Bissau, tendo como vencedor o grupo do bairro Chão de Papel Varela, que receberá como o prémio uma soma de cinco milhões de Francos CFA [7 600 euros].

A região de Cacheu ficou na segunda posição a nível de grupos com 33,5 pontos e levará o valor de três milhões de francos CFA como prémio, enquanto a região de Biombo que ocupa a terceira posição com 29, 5 pontos, vai receber como o prémio dois milhões de francos CFA.
Desfilaram 11 (onze) grupos provenientes das diferentes regiões do país, nomeadamente: Região Oio, Região Gabú, Região de Biombo, Sector de Bubaque, Grupo de Bairro Chão de Papel Varela (SAB), Iris de Brá (SAB), Régio de Bafatá, Bairro de Tchada (SAB), Região de Tombali, Região de Cacheu e Região de Quínara. Desfile nacional de hoje foi apenas para os grupos e a máscara que está incluído na categoria dos grupos, no entanto, o desfile da categoria da Rainha é marcado para amanhã às 16 horas.
Presente no evento, Ministro da Juventude, Cultura e dos Desporto, Tomás Gomes Barbosa, disse na sua declaração ao Jornal O Democrata que a cultura é uma das riquezas que existe na Guiné-Bissau.
“O governo deve potencializar o valor da cultura para melhor almejar o desenvolvimento do país, porque como sabem, não é possível falar da reconciliação sem colocar no centro de tudo, aspeto cultural. Quando falamos da visão literária, museu e do desenvolvimento é a cultura. Hoje fala-se em termos económicos a nível mundial do Produto Interno Bruto com maior crescimento é o sector da cultura, sendo assim, a Guiné-Bissau deve apostar na cultura para podermos potencializar aquilo que é riqueza do país”, exortou o governante.
De referir que o grupo do bairro de Chão de Papel Varela, foi o vencedor do desfile do sector autónomo de Bissau no passado sábado.

Algumas fotos de apresentação do grupo Chão de Papel & Varela
    
 Algumas fotos de apresentação do grupo de Cacheu
   
 Algumas fotos de apresentação do grupo de Biombo
   
Jovem do grupo de Bairro de Tchada de bebeu 200 litros de água em alguns minutos:
  

Por: Aguinaldo Ampa, Assana Sambú e Epifânia F. Mendonça
Fotos: Marcelo N’canha Na Ritche
odemocratagb.com