quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

GÂMBIA: PRORROGADO PARA TRÊS MESES MANDATO DAS TROPAS DA CEDEAO


Banjul - A missão militar enviada à Gâmbia pela Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO), para reforçar as medidas de segurança ao governo do novo presidente Adama Barrow, foi prorrogado para três meses, anunciou a presidência gambiana, citada pela AFP.

O mandato das tropas da CEDEAO na Gâmbia "foi prorrogado para três meses renováveis", indicou a presidência num comunicado divulgado quarta-feira.


A CEDEAO tinha lançado a 19 de Janeiro, uma operação, formada oficialmente por cinco países membros dessa organização regional, para forçar à retirada do presidente cessante Yahya Jammeh, que se recusava a ceder o poder ao presidente eleito Adama Barrow, após a eleição presidencial de 01 de Dezembro último.

Jammeh, que estava desde há 22 anos no poder, deixou finalmente o país a 21 de Janeiro, para um exílio na Guiné Equatorial.    

Essa recondução do mandato da missão acontece após de o comandante senegalês dessa força da CEDEAO na Gâmbia, o general François Ndiaye, ter recentemente anunciado uma "redução progressiva" a partir de final de Janeiro das tropas oeste-africanas, integrada por quatro mil homens.               

A Agência nacional de inteligência (NIA), acusada pelos defensores dos direitos humanos de ter cometido excessos durante o regime de Jammeh, será igualmente reformulada e a sua estrutura vai mudar, segundo um comunicado da presidência gambiana.

Segundo esses defensores dos direitos humanos, a NIA é responsável pelas execuções extra-judiciárias, torturas e detenções arbitrárias durante o mandato de Yahya Jammeh, que chegou ao poder em 1994, na sequência de um golpe de Estado.

A Gâmbia - Uma antiga colónia inglesa totalmente encravada no Senegal com excepção da sua fachada marítima - sai duma crise de seis semanas provocada pela reviravolta de Jammeh, que anunciou a 09 de Dezembro contestar a vitória eleitoral de Barrow, uma semana após a ter reconhecido.

Acolhido a 15 de Janeiro, no Senegal, à pedido da CEDEAO, Barrow prestou juramento a 19 de Janeiro, na embaixada da Gâmbia em Dacar, pouco antes do lançamento da operação militar oeste-africana.

Fonte: Aqui