quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PESCAS: MAURITÂNIA DESPOSTA A AJUDAR GUINÉ-BISSAU A SOLUCIONAR PROBLEMAS DO SECTOR

Bissau,09 Fev 17 (ANG) – As  autoridades da Mauritânia estão dispostas a apoiar a  Guiné-Bissau para ultrapassar as dificuldades que o sector pesqueiro guineense enfrena.

Essa  disposição, segundo a Rádio Sol Mansi, foi manifestada na quarta-feira ao Chefe de Estado Guineense, José Mário Vaz pelo seu homólogo , Mohammed Ould Abdelaziz, durante a visita de 24 horas que o chefe de estado guineense efetuara aquele país.

No balanço da visita  ,José Mário Vaz considerou positiva a deslocação à Mauritânia, deixando  garantias de que brevemente o país vai sentir os efeitos dessa cooperação.

José Mário Vaz acrescentou que Mauritânia está aberta  para ajudar a Guiné-Bissau a solucionar os seus problemas.

“Como sabem, as pessoas estão a aproveitar das nossas fragilidades para nos deixar cada vez mais pobres. Por isso, o pais tem de assumir as suas responsabilidades", disse.

O Presidente da República disse que durante a visita abordaram com o seu homologo Abdelaziz várias questões, entre as quais, o combate à corrupção.

A visita de José Mário Vaz à República Islâmica da Mauritânia realizou-se na sequência da decisão que tomou recentemente de obrigar à todas as embarcações estrangeiras que pescam na Zona Económica Exclusiva guineense a descarregarem o pescado em Bissau para abastecer o mercado nacional. 

ANG/LPG /SG