sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

GOVERNO DE BISSAU ATRIBUI PRINCIPAL CONDECORAÇÃO DO PAÍS AO PR DA GUINÉ EQUATORIAL, TEODORO OBIANG

O Governo da Guiné-Bissau anunciou hoje que vai atribuir a principal condecoração nacional, a medalha Amílcar Cabral, ao Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema.

"A Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial têm excelentes relações", justificou, em declarações à Lusa, Olívio Pereira, secretário-geral da presidência do Conselho de Ministros.

A decisão foi tomada na reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros mas só hoje foi anunciada.

De acordo com aquele responsável, "Teodoro Obiang tem sido um estadista atento à evolução da situação politica na Guiné-Bissau, tendo manifestado a sua solidariedade com diversos governos e em diversas ocasiões com o povo da Guiné-Bissau".


A atribuição da medalha é, assim, "um gesto de reconhecimento que o Governo liderado por Umaro Sissoco Embaló decidiu prestar-lhe", acrescentou.

A atribuição da medalha deverá ocorrer "brevemente", concluiu.

Amílcar Cabral, fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi um dos mais influentes independentistas africanos da década de 1960.

Teodoro Obiang Nguema está no poder na Guiné Equatorial desde 1979.

O país é o mais recente membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização à qual aderiu em 2014, e é frequentemente referenciado como uma nação com altos níveis de corrupção e nepotismo por organizações de defesa dos direitos humanos.

LFO // PJA