terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ESCOLA GUINEENSE À PROCURA DE AJUDA

media
Na Guiné-Bissau está a decorrer uma campanha de angariação de material escolar e donativos para o estabelecimento de ensino primário do professor Júlio Deter Nhod. A escola foi criada em 2000 para ajudar as crianças carenciadas que não têm acesso à educação no país.

Segundo o artigo 26 da declaração Universal dos direitos humanos " Toda a pessoa tem direito à educação", no entanto há ainda muitos países onde a educação é um privilégio das classes mais abastadas. A Guiné-Bissau é exemplo dessa realidade, no país são muitas as crianças privadas do direito à educação.

Todavia há iniciativas que pretendem inverter esta situação como é o caso do projecto Deter Júlio. O projecto nasce em 2000, no bairro Pluba, com a missão de levar educação gratiuita às crianças socialmente desfavorecidas. " Criámos essa escola sobretudo para ajudar as crianças do bairro que estavam a mendigar e que estavam privadas do acesso à escola.", sublinha Júlio Deter Nhod.


Neste projecto trabalham apenas dois professores que são responsáveis pelo ensino de mais de 200 alunos, distribuídos pelos quatro anos escolares.  "Os alunos começam aqui no pré-escolar e saiem daqui a saber ler. ". Contudo, o responsável reconhece as dificuldades financeiras que os impedem de contratar mais professores. "Nós não temos dinheiro para contratar mais professores, somos apenas dois docentes para 200 alunos.",refere o professor.

As necessidades são mais do que muitas e deram o mote para a campanha de angariação de donativos e material escolar que está actualmente a decorrer. O apelo foi lançado pelos guineenses na diáspora que pedem ajuda para as crianças mais desfavorecidas e que não têm meios de comprar o próprio material escolar: " os meus parceiros lá na diáspora estão a pedir para ajudar as crianças que estão a sofrer aqui no país. As crianças precisam de caderno, de lápis, afia e giz para trabalhar.", acrescenta Júlio Deter Nhod.

A rede das mulheres parlamentares da Guiné-Bissau associou-se iguelmente a este projecto. Liliana Casemiro explica que o objectivo é sensibilizar as pessoas a contribuir para esta causa: "Estamos a pensar visitar, ainda esta semana, a escola para nos inteirarmos das reais necessidades do estabelecimento de ensino e das crianças.", concluiu.

Fonte: RFI