domingo, 26 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: BAIRRO DE “CHÃO DE PAPEL VARELA” VENCE DESFILE DO SETOR AUTÓNOMO DE BISSAU

O grupo do bairro ‘Chão de Papel Varela’ foi o vencedor do desfile de Carnaval do Setor Autónomo de Bissau com 25,4 pontos e o Bairro de ‘Tchada’ ficou na segunda posição com 16,98 pontos. O desfile decorreu ontem, 25 de fevereiro 2017, sob o lema “Cultura como Fator de Inserção Social e Económico” e contou apenas com a participação destes dois bairros, que segundo a Comissão garantiram a classificação direta para o desfile nacional.

O Bairro ‘Chão de Papel Varela’ venceu igualmente na categoria da Rainha, com 30 pontos. O Bairro de ‘Tchada’ não se apresentou nesta categoria.
Os dois únicos participantes do desfile do setor autónomo de Bissau, nas suas apresentações, na Avenida Osvaldo Vieira, exibiram diferentes estilos de danças tradicionais de vários grupos étnicos do país, com demostrações que fascinaram o público presente.
 
O resultado do desfile foi anunciado na voz da diretora-geral dos desportos e igualmente membro da Comissão Organizadora, Conceição Évora, que no entanto, não revelou o valor monetário que o grupo vencedor do desfile vai receber e nem do segundo classificado.
o Jornal O Democrata soube junto de uma fonte da Comissão que o valor disponibilizado para premiar os vencedores do desfile de carnaval do setor autónomo é muito inferior comparativamente aos anos transatos, pelo que os cálculos feitos a nível da Comissão, o vencedor poderá levar uma soma de 300 mil francos CFA e o segundo lugar receberia uma soma de 150 mil francos CFA.
“Como participaram apenas dois grupos, talvez o valor de premiação poderá aumentar. Essa é a realidade, se fizermos as contas com o dinheiro que temos no momento!”, contou o nosso informante.
De referir que o desfile nacional, desta maior manifestação cultural da Guiné-Bissau, terá lugar na segunda-feira, 27 de fevereiro na Avenida Osvaldo Vieira, em Bissau, no qual concorrem dois grupos de Bissau hoje apurados mais 9 grupos vencedores de desfiles regionais do país.
 
 
 
 
Por: Assana Sambú
Fotos: Marcelo Ncanha Na Ritche