Bissau, 19 Jan 18 (ANG) – O Embaixador da Índia para a Guiné-Bissau (com residência em Senegal) declarou quinta-feira que o seu país passará, a partir de agora, a isentar de pagamento de impostos aos produtos provenientes do pais.
No final de uma audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, Rajjev Kumar afirmou que esta medida revela o lugar particular reservado à Guiné-Bissau por este país asiático.
“ O segundo aspecto, é que os homens de negócio da Guiné-Bissau passam a ter acesso ao visto de forma grátis para viajar para a Índia”, acrescentou.
O diplomata assegurou que, dada a frequente realização de feiras na Índia, aos empresários guineenses que queiram ir participar nesses eventos económico-comerciais serão oferecidos bilhetes de passagem.
No quadro da cooperação entre Bissau e Nova Deli foi realizado quinta-feira em Bissau, o primeiro encontro de “Parceria estratégica” entre cerca de 100 homens de negócio dos dois países,facto realçado como positivo pelas duas partes.
A Índia é o país que mais compra a castanha de cajú da Guiné-Bissau (principal produto de exportação do país).
De acordo com as autoridades do país, a Guiné-Bissau terá exportado cerca de 200 mil toneladas de castanha de cajú em 2017.
A Guiné-Bissau é o quinto maior produtor mundial de cajú.
ANG/QC/SG