sábado, 27 de janeiro de 2018

PRS APELA RECONCILIAÇÃO ENTRE OS ‘15’ DEPUTADOS E O PAIGC

Clique em ler mais para ver fotos do comício.
 
O Partido da Renovação Social (PRS) apelou esta sexta-feira, 26 de Janeiro 2018, uma reconciliação entre os ‘15’ deputados dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e a atual direção desta maior formação política do país, cumprindo assim, na visão dos renovadores, alínea A do roteiro de Abuja apresentado pelo Chefe de Estado José Mário Vaz.
 
A posição dos renovadores foi manifesta pelo seu líder da bancada parlamentar, Certório Biote num comício popular realizado na tarde desta sexta-feira no qual participaram o Grupo dos ‘15’ deputados dissidentes do PAIGC, o PRS e um grupo de 18 partidos extraparlamentares.
 
Certório Biote garante que nunca o PRS defendeu os ‘15’ deputados dissidentes, mas sim a legalidade que, segundo ele, o seu partido continuará a defender. Na mesma ocasião, sublinhou que o Presidente da República José Mário Vaz já cumpriu com o primeiro ponto constante do roteiro de Abuja, demitindo o Governo de Umaro Sissoco Embaló.
 
Biote ameaça ainda que se as partes não se cederem para que haja a reconciliação entre os ‘15’ e o PAIGC, garante que o Chefe de Estado da Guiné-Bissau nomeará um novo Primeiro-ministro designado pelo coletivo do qual PRS faz parte.
 
“É triste! Um país pequeno, que realizou uma luta heroica pela sua independência, que hoje se encontra nesta situação, parado durante dois anos devido à luta pelo poder”, lamenta Certório Biote. Acusou de seguida o PAIGC de ser o único culpado da crise que o país vive.
 
Em representação do grupo dos ‘15’ deputados dissidentes, Tomás Gomes Barbosa acusa a atual direção do PAIGC liderada por Domingos Simões Pereira de estar a hipotecar o partido libertador. Apontou o roteiro de Abuja como a solução para a saída desta crise que iniciou a 12 de Agosto de 2015, com a queda do Governo do PAIGC.
 
Barbosa pediu ainda a abertura da ANP como forma de confirmar quem tem ou não a legitimidade, considerando ainda que o Ex-Governo liderado por Umaro Sissoco Embaló, projetou positivamente a imagem da Guiné-Bissau.
 
Para Barbosa, a Guiné-Bissau aderiu livremente às organizações internacionais, mas que nunca irá trocar a sua independência com estas organizações. Neste particular, Barbosa referia-se a algumas figuras que segundo ele, foram para as Nações Unidas denigrir a imagem do país, sem no entanto, entrar em detalhe ou chamar nome de alguém.
 
Deputado do Partido da Convergência Democrática (PCD), Victor Mandinga (Nado) disse que mesmo com a nomeação de Augusto Olivais a crise não vai acabar, estimando que o PAIGC realizará o seu IX Congresso sem considerar os ‘15’ deputados dissidentes, fato que inviabilizará o Governo liderado por este. Apontou a realização das eleições legislativas como a solução para a crise, aconselhando o Presidente da República a tomar esta decisão.
 
Presente no comício, antigo Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló disse ter recuado mas não fugiu, sublinhando que a sua retirada visa demonstrar aos guineenses de que falta a verdade aos seus opositores.
 
Por: Sene Camará
 
Bissau parou. O comicio dos 15, dos 18 e do PRS foi fatal. 
A populacao aderiu estando ao lado da verdade.