quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Falta de consenso: CEDEAO AMEAÇA APLICAR “SANÇÕES” CONTRA ATORES QUE IMPEDEM A IMPLEMENTAÇÃO DOS ACORDOS

A missão da CEDEAO chefiada pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros, Robert Dussey disse que serão iniciados os procedimentos adequados para a aplicação de “sanções” contra todas as pessoas que impedem a efetiva implementação dos acordos de Conacri e de Bissau.
 
O anúncio das sanções foi feita hoje pelo chefe da missão, através da leitura do comunicado [à imprensa] produzido no final da missão de dois dias ao país para avaliar a aplicação dos acordos assinados pelos atores políticos guineenses que visa buscar uma solução que assola o país há mais de dois anos.
 
Dussey disse que a missão constatou que com o término do prazo dos 30 dias concedidos às autoridades da Guiné-Bissau pela Cimeira de Abuja, nenhum progresso significativo foi feito na implementação dos acordos, por isso, avisa Dussey que a CEDEAO avançará com o processo de aplicação das “sanções”.
 
O Democrata soube ainda que no próximo dia 20 do mês em curso, haverá uma sessão especial dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO em Lomé (Togo), sobre a questão da Guiné-Bissau na qual será analisada as sanções contra as pessoas que impedem a implementação do Acordo.
 
Recorde-se que a missão chefiada pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros e acompanhado pelo Secretario Geral da Presidência da República da Guiné-Conacri, Nabi Bangoura, esteve no país de 17 a 18 do mês em curso, para encetar contactos junto das autoridades guineenses e atores políticos no sentido de avaliar o processo da implementação dos referidos documentos.
  
Por: Assana Sambu