sábado, 27 de janeiro de 2018

Presidente JOMAV: “NÓS INTERNACIONALIZAMOS O NOSSO CONFLITO E A SOLUÇÃO TAMBÉM SERÁ INTERNACIONALIZADA”

O Presidente da República, José Mário Vaz, disse no início da noite desta sexta-feira, 26 de janeiro 2018, que a Guiné-Bissau internacionalizou o seu conflito e internacionalizada será a solução.
 
O Chefe de Estado guineense falava à imprensa no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, antes da sua partida para Adis Abeba (Etiópia), onde participa amanhã (sábado) na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estados e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). No domingo, dia 28, o Presidente da República participará igualmente na Conferência de Chefes de Estados da União Africana.
 
José Mário Vaz explicou na sua curta declaração aos jornalistas que os temas que serão debatidos na cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO são os problemas de distribuição dos postos a nível desta organização sub-regional, também a situação da crise política guineense será abordada pelos seus homólogos, por forma a encontrar uma solução.
 
“A Guiné-Bissau, como sabem, nós internacionalizamos o nosso conflito, o que significa também que a solução será internacionalizada. Estamos a lutar para evitar realmente que isso não volte acontecer”, assegurou o Presidente da República, que entretanto, sublinhou, que o destino da Guiné-Bissau deve estar nas mãos dos seus próprios filhos.
 
“Cada um deve cuidar do seu país e nós também devemos fazer o mesmo, relativamente ao nosso país”, advertiu o Chefe de Estado guineense.
 
ACimeira da União Africana é prevista para domingo próximo sob o lema “Vencer a Luta contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África”. O conclave vai debater um conjunto variado de temas em torno das três principais reformas, estudadas e apresentadas por um comité de especialistas africanos, entre os quais, o guineense Carlos Lopes.
 
De referir que o Presidente José Mário Vaz, fez-se acompanhar nesta viagem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades do governo demitido, Jorge Malú e a sua chefe do Gabinte.
 
Por: Assana Sambú
Foto: AS