segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MOÇAMBIQUE: MANGA COM FORMATO HUMANO ARRASTA MULTIDÕES E PROVOCA AGITAÇÃO EM CAIA – SOFALA

Uma manga com formato de cabeça humana arrastou multidões e provocou agitação esta semana na ilha de Rizenda, ao longo do baixo Zambeze, concretamente nas margens da vila de Caia, em Sofala.
Uma manga com formato de cabeça humana arrastou multidões e provocou agitação esta semana na ilha de Rizenda, ao longo do baixo Zambeze
Este insólito mobilizou até as Forças da Defesa e Segurança para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

João Saíze, administrador de Caia, que confirmou o facto ao princípio da tarde de sexta-feira, quando abordado pela nossa Reportagem, sublinhou que tal manga foi apanhada pela Rainha Zimbabwe, tendo depois trazido para a sua casa.
Tal provocou imenso espanto familiar e, consequentemente, culminou com o encaminhamento da misteriosa fruta à Rádio Comunitária local, o que levou à concentração de milhares de presentes.
Isto é verdade, pois tal manga com formato de cara de pessoa foi depois confiscada e guardada no comando da PRM, como forma de dispersar multidões. Trata-se de uma manga qualquer, que está apodrecendo, já nas mãos das autoridades policiais em Caia”, acentuou.
Mesmo assim, acrescentou o administrador de Caia, milhares de pessoas acompanharam toda a trajectória da manga em causa e permaneceram por horas a fio naquele recinto da corporação policial.
O administrador Saize não desmentiu nem confirmou rumores segundo os quais o formato humano da referida manga se assemelhava à cara do falecido régulo Sacatucua, que em vida se envolvera numa tremenda rixa na disputa do regulado Gumansanze.
O imbróglio resultaria, alegadamente, na morte súbita dum colega nosso, Gonçalves Gauth, na vila de Caia, durante uma viagem de trabalho a convite de Manuel Vieira Gumansanze, na tentativa de reaver o poder tradicional, então “abocanhado” pelo genro Sacatucua, que também viria a falecer, há cinco anos.
Todavia, Saize realçou que, coincidentemente, a rainha Zimbabwe, que apanhou a referida manga na ilha, é igualmente vizinha do régulo Sacatucua (filho), mas o problema da disputa do regulado Sacatucua e Gumansanze ainda não foi dirimido.
Num outro desenvolvimento, o administrador de Caia relatou que, nos últimos tempos, aquela região do vale do Zambeze vive múltiplos episódios como, por exemplo, rumores de a família comer papas com o último dedo da mão e do recrudescimento do boato de “chupa-sangue” por uso de redes mosquiteiras.
Todavia, o governante assegurou que agora a situação está calma e controlada, graças ao empenho das autoridades administrativas locais na sensibilização popular contra qualquer tipo de boato, com vista a garantir bem-estar de todos.
Fonte: Jornal Notícias, em http://portalmoznews.com