quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

QUEM É AUGUSTO ARTUR ANTÓNIO DA SILVA, NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU


Artur Silva o ponto de equilíbrio. 

O novo primeiro Ministro da Guiné-Bissau chama-se Augusto Artur António da Silva ou simplesmente ARTUR SILVA, como é mais conhecido entre amigos e, no bairro onde nasceu e cresceu RÉNO é também chamado de SACO MANDJAKU, tem 61 anos de idade.

Artur Silva licenciou-se em Engenheira das Pescas no Brasil na universidade Federal de Pernambuco na cidade de Recife e tirou mestrado em Manchester,  Inglaterra, nas vésperas das primeiras eleições multipartidárias em 1994 e de regresso ao Pais foi nomeado Ministro das Pescas funções que desempenhou ate o conflito armada de 7 de junho de 1998.

Foi o Ministro que idealizou e construiu o mítico bairro das Pescas em Bissau onde habita atualmente e, os quadros séniores do Ministério na altura.


Muito respeitado pela comunidade internacional, Artur Silva que também é embaixador de carreira, entrou na diplomacia pelas mãos do Ministro Huco Monteiro entre 2003/2004, quando este era Ministro dos Negócios Estrangeiros no Governo de unidade Nacional, como Diretor-geral da Cooperação, funções que lhe projetaram para o Secretario de Estado da Cooperação Internacional.

Com Carlos Gomes Júnior na chefia do executivo, Artur Silva, desempenhou as funções de Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria e da Educação Juventude Cultura e Desportos até 12 de Abril de 2012.

Com o governo de Carlos Correia, depois da queda do governo de Baciro Djá que durou apenas 48 horas, Artur Silva, foi Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades.

No Gabinete de Domingos Simões Pereira, enquanto Primeiro-Ministro, Artur Silva, foi Conselheiro Politico e diplomático e participou ativamente na preparação e na realização da famosa Mesa Redonda de Bruxelas.

Artur Silva conhecido pelo seu rigor no trabalho ingressou muito jovem no PAIGC e nos congressos de Gabú e Cacheu foi eleito membro de comité central de partido.

Antes de seguir para o Brasil onde se licenciou em Engenharia das Pescas, Artur Silva, foi Professor de Matemática em Canchungo e Ciclo Salvador Alleende em Bissau.

*De acordo com a ANG, foi director-geral de vários departamentos do Ministério das Pescas entre 83 a 92 e participou em outras tantas reuniões internacionais sobre as pescas, representando governo da Guiné-Bissau.

O novo primeiro-ministro é autor de estudos socioeconómico das regiões de Biombo e Bolama/Bijagós e sobre o diagnostico da situação das pescas na Guiné-Bissau. 

*ANG