terça-feira, 30 de janeiro de 2018

MPLA: HISTÓRICOS SUBSCREVEM ABAIXO ASSINADO PARA SAÍDA DE JES

As figuras históricas do PAIGC deveriam fazer o mesmo, ou seja, promover um abaixo assinado para exigir a saída de DSP, agente infiltrado no PAIGC ao serviço da máfia lusófona. Corram com ele enquanto é tempo.
LisboaUm grupo de destacadas figuras históricas do MPLA, está a promover um abaixo assinado para exigir a saída de José Eduardo dos Santos da liderança do partido para por termo a bicefalia existente no país.
Fonte: Club-k.net
De acordo com, o que o Club-K, apurou, tudo começou quando em finais do ano passado, o Presidente José Eduardo dos Santos promoveu um almoço com um grupo restrito de históricos do MPLA em que comunicou que passaria a dedicar-se mais na gestão do partido, uma vez que não tem tido muita coisa para fazer desde que deixou de ser Chefe de Estado. Expressou também aos seus interlocutores que iria precisar do apoio destes nesta nova fase da sua vida politica.

Presentes neste almoço, estavam Lopo do Nascimento, ex- SG do MPLA, Manuel Alexandre Duarte Rodrigues “Kito”, antigo ministro do interior, Condessa de Carvalho, “Toka“, antigo comandante da marinha, Santana André Pitra “Petroff”, antigo comandante geral da Polícia e António França “Ndalú”, ex-chefe de Estado Maior das FAPLA. O general “Toka” terá sido o mais contundente mostrando a sua clara oposição em apoiar a permanência de JES na liderança do partido.
Por conseguinte, este grupo de históricos (com excepção ao general Ndalu) teve , a seguir um outro, encontro com o Presidente João Lourenço tendo as partes abordado questões sobre a transição partidária de poder. Na ocasião, os interlocutores aproveitaram também o momento para apelar apoio nos seus negócios privados.
Lopo do Nascimento terá sido o único que não abordou ou tomou posição que revelasse algum pedido. Porém, na primeira semana de Janeiro, o Presidente João Lourenço surpreenderia, os seus correligionários, ao nomeá-lo como administrador não executivo da Sonangol.
Por outro lado, ao refletir que as últimas mudanças/nomeações no Bureau Político davam indicadores de manutenção do poder de JES no partido e incumprimento das promessas de que deixar a vida politica activa, em 2018, o general António França “Ndalu” tomou a iniciativa de avançar com um abaixo assinado arrastando para o grupo, mais outros generais como é o caso do Salviano de Jesus Sequeira "Kianda". Há informações - não confirmadas - atestando que os generais irmãos Faceiras terão também sido contactados para subscrever ao abaixo assinado.
O general António França “Ndalu” foi no passado um dos oficiais que mais apoiou JES, em varias fase do percurso politico do ex- Chefe de Estado. O seu pontapé de saída em encabeçar o abaixo assinado, surgiu depois da reunião em que os outros tiveram com João Lourenço tendo ele se feito ausente. Terá, segundo fonte próxima ao assunto, julgado que do grupo seria visto como o único que estaria apoiar a manutenção de JES . Porém, como demonstração do seu desalinhamento na continuidade de Eduardo dos Santos na direção do partido avançou com o abaixo assinado que foi já entregue ao líder do MPLA.