quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BURKINA FASO: CDP CONTRA -ATACA, CRIANDO UMA "FRENTE REPUBLICANA"

Le président burkinabè, Blaise Compaoré.Le président burkinabè, Blaise Compaoré. © AFP
Congresso para a Democracia e Progresso (CDP no poder), anunciou quinta-feira a criação de uma "Frente Republicana", composta por cerca de quarenta partidos minoritários no Burkina Faso.
Tinha de esperar cinco dias após o dia nacional de protestos organizado pela oposição, 18 de Janeiro, para ver o CDP replicar.  A partir da sala de conferências do hotel de luxo Splendid, em Ouagadougou, Assimi Kouanda, o Secretário Executivo Nacional do partido, anunciou quinta-feira de manhã, 23 de Janeiro, a criação de um "instrumento de parceria política e de colaboração", chamado Frente Republicana.
Reunidos em torno do CDP, cerca de quarenta partidos que compõem esta nova coligação, têm como objectivo “fortalecer a democracia, a defesa dos princípios republicanos e a preservação da paz social”. Os partidos que fazem parte da referida coligação, tais como a União Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (UNDD), agrupamento dos Ecologistas de Burkina Faso(RDEBF) ou o partido Independente do Burkina (PIB), são a favor da realização de um referendo sobre a questão da revisão do artigo 37  que limita a dois o número de mandatos presidenciais consecutivos. "A Constituição não proíbe  a revisão do artigo 37 "garante Hermann Yaméogo, presidente da UNDD. 

A finalidade desta Frente Republicana é uma boa oportunidade para o CDP "recuperar o controlo" sob pena de ver a oposição política se fortalecer perigosamente.
Sábado, 25 de Janeiro, os quadros que recentemente se demitiram do CDP - Roch Marc Christian Kaboré, Salif Diallo e Simon Compaoré – vão anunciar a criação de um novo partido político. jeuneafrique.com