quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MOÇAMBIQUE: INSTABILIDADE POLÍTICO-MILITAR E RAPTOS AFETARAM EXPOSIÇÕES DE ARTISTAS ESTRANGEIROS EM MAPUTO


 
Maputo, 28 jan (Lusa) - A Associação Moçambicana de Fotografia (AMF) revelou hoje que não pôde organizar sete exposições de autores estrangeiros, em 2013, devido à tensão político-militar e à onda de raptos em Moçambique, quando a agremiação passa por sérias dificuldades.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da AMF, Tomás Cumbane, afirmou que a sede da organização em Maputo não conseguiu acolher mostras de trabalhos de pintores e artistas plásticos estrangeiros que tinham sido marcadas nos últimos meses de 2013, devido à instabilidade militar e insegurança que se vive no país.

De acordo com Cumbane, a situação teve um impacto negativo para a sua organização e mancha a sua reputação além fronteiras.

"Devido à atual crise político-militar, foram canceladas várias exposições de artistas estrangeiros nos últimos meses, e até de artistas nacionais. O principal receio das pessoas é a questão dos raptos que são frequentes em Maputo. Este fenómeno levou muitos artistas e pessoas interessadas vindas do estrangeiro a voltarem para suas terrasm, o que foi negativo para a associação que não anda bem economicamente", declarou. Lusa