terça-feira, 21 de janeiro de 2014

OBAMA CONVIDA 47 LÍDERES AFRICANOS PARA CIMEIRA NOS EUA


O Presidente Barack Obama convidou os dirigentes de 47 países africanos a participarem numa cimeira na Casa Branca em 5 e 6 de agosto, anunciou hoje o executivo norte-americano.
"O Presidente Obama congratula-se em acolher os dirigentes provenientes de todo o continente africano na capital [federal dos Estados Unidos] para reforçar os laços com uma das regiões mais dinâmicas" do mundo, declarou Jay Carney, porta-voz da Casa Branca.
Através de uma declaração, a Casa Branca refere que esta iniciativa "permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, e sublinha o compromisso da América com a segurança em África, o seu progresso democrático e os seus povos".
A concretização desta cimeira, e quando Washington manifesta crescentes preocupações pela importante presença da China no continente, tinha já sido abordada durante a deslocação de Obama a África em junho, num discurso na Cidade do Cabo.
Obama vai enviar convites a todos os países africanos que mantenham boas relações com os Estados Unidos ou não tenham sido suspensos da União Africana, o que exclui o Egito ou o Zimbabué.
Outros países não incluídos na lista, que se estende desde Angola à Zâmbia, serão o Sudão e Madagáscar. Fonte: Aqui