DEZENAS DE SOLDADOS GOVERNAMENTAIS MORREM EM MUXUNGUÉ
... Incluindo o Tenente coronel Augusto Lovane
Vários soldados governamentais morreram em duas emboscadas ocorridas ontem e hoje respectivamente, no posto administrativo de Muxungué, distrito de Chibabava, Sofala. Na primeira emboscada ocorrida ontem, na zona de Zove, por volta das 9 horas, o autocarro da Etrago, que trazia uma companhia das fadm trajados a civil, foi varrido por uma saraivada de balas tendo morrido 30 militares e varios feridos. O tenente coronel Augusto Lovane (oficial da forca aérea natural de Tete) e outros foram mortos quando desceram do blindado para socorrer os infortunados do autocarro. A nossa fonte garante que o numero de mortos pode ser muito elevado porque o autocarro foi intensavimente atingigo e poucos conseguiram sair com vida. O segundo ataque ocorreu hoje muito cedo pela manha, mesmo nas barbas de Muxungue, na zona de Mutongi, perto da moagem, também envolvendo um autocarro da Etrago pejado de tropas a paisana e houve um grande massacre, o autocarro foi impiedosamente metralhado mas as informações ainda sao escassas. Todas viaturas atacadas dirigiam-se para a zona sul devido a grande propagação da "praga de perdizes" que alastra pela zona sul. Ao que tudo indica, os guerrilheiros sabiam de antemão que as tais viaturas transportavam militares.
Neste momento o hospital de Muxungué está sob forte medidas de segurança para impedir fuga de informacao e ha indicação de os cadáveres estarem a ser mantidos ocultados na zona dos ataques a espera da escuridao da noite. Outras informações indicam que existem vários grupos armados em Muxungué e podem capturar a vila a qualquer momento.
O PAIS ESTA EM GUERRA, INTERROMPAM O TRAFEGO EM SAVE!
Tudo indica que a Renamo decidiu mudar de estratégia e passar a ofensiva para cortar a logística do inimigo a partir da fonte pelo que é prudente que todos os concidadãos parem de utilizar a via Muxungue-Save. Sejamos realistas o pais está em guerra porque o governo, para além de usar civis como escudo, é incapaz de defender o povo nas colunas. O estranho é que o governo oculta o desastre rodoviário em Muxungue e usa a morte de civis em Muxungué para fins propagandisticos com intuito de denegrir a imagem da Renamo e ganhar simpatia da comunidade internacional. E devemos lembrar que a Renamo ja anunciou o fim dos acordos de Roma.
Unay Cambuma, em Moçambique Para Todos