terça-feira, 28 de janeiro de 2014

GUINÉ-BISSAU GANHA NOVO PORTO DE PESCA QUE AMBICIONA CRIAR QUATRO MIL EMPREGOS


 
Bissau, 28 jan (Lusa) - O primeiro-ministro de transição da Guiné-Bissau inaugurou hoje o porto comercial do Alto Bandim, nos arredores de Bissau, visando dinamizar a pesca e dar emprego direto a mais de quatro mil pessoas.

O porto foi construído com um financiamento conjunto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), União Europeia (UE) e Governo da Guiné-Bissau num total de cerca de oito milhões de dólares (5,8 milhões de euros).

Segundo Rui de Barros, o setor da pesca emprega de forma direta e indireta mais de 100 mil guineenses, pelo que constitui uma aposta do executivo dotá-lo de melhores infraestruturas de apoio.

Fonte do Ministério das Pescas disse à Lusa que o novo porto tem 360 metros de largura e uma rampa de acostagem de navios de 60 metros.

O Governo pretende construir mais uma ala de acostagem de navios, também de 60 metros: a ideia é fazer com que o novo porto tenha a forma de um 'T' com 60 metros em cada barra.

O ministro das Pescas do Governo de transição, Mário da Rosa, afirmou que a nova estrutura vai poder acolher navios de pesca artesanais e industriais e conta com um mercado de venda de peixe fresco, já em funcionamento.

O porto vai empregar de forma direta cerca de 1900 pessoas, sobretudo mulheres.

As obras de construção da nova infraestrutura começaram em 2005, terminaram em 2011, mas só ali funcionava o mercado: a inauguração e a entrada em funcionamento do resto do espaço vinha sendo adiada de então para cá.

Em breve será ali instalado um posto de combustíveis e ainda serviços de apoio aos navios, venda de víveres para a tripulação, conservação e tratamento do pescado da Guiné-Bissau.

É intenção das autoridades guineenses fazer com que o pescado do país seja exportado a partir do porto do Alto Bandim, referiu fonte do ministério das Pescas, indicando faltar apenas que o laboratório de controlo de qualidade financiado pela UE entre em funcionamento.

A par da castanha do caju, a pesca é das principais fontes de receita para o Estado guineense, contribuindo o setor com 40 por cento do Orçamento Geral do Estado. Fonte:Aqui