quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECENSEAMENTO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU CHEGA A 68% DO PREVISTO APÓS SETE SEMANAS

Os dados, recolhidos na terça-feira e revelados na quarta numa reunião com parceiros internacionais, têm por base uma estimativa de 810 mil potenciais eleitores - o que significa que ainda haverá 262 mil por registar nos cadernos eleitorais.
De acordo com a mesma tabela do GTAPE, estão registados na diáspora seis mil e 680 eleitores.
Por regiões, a percentagem de eleitores recenseados face ao previsto varia entre 58 por cento em Bissau (capital) e 87 por cento em Quinará (sul do país).
No último recenseamento, realizado em 2008, foram inscritas 600 mil pessoas nos cadernos eleitorais.
Na operação agora em curso, brigadas móveis usam material informático portátil pelo país para registar eleitores e entregar os respectivos cartões numerados, com dados biométricos, sendo os dados tratados por um servidor central instalado em Bissau.
O recenseamento devia ter decorrido durante o mês de Dezembro, mas as autoridades de transição decidiram prolongá-lo até final do mês devido a diversos problemas registados no arranque dos trabalhos.
O prolongamento do recenseamento e o encurtamento de prazos previstos na lei eleitoral carece ainda de ratificação pelo parlamento guineense.
As eleições serão as primeiras depois do golpe de Estado de Abril de 2012, que colocou no poder um governo de transição, não reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.
Lusa / Angop