segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MNE EUROPEUS APROVAM MISSÃO MILITAR NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

"Houve acordo entre os ministros sobre uma missão na República Centro Africana", indicou uma fonte diplomática. O acordo foi aprovado "por unanimidade", precisou uma segunda fonte.
Os ministros europeus, reunidos em Bruxelas, chegaram também a acordo sobre o conceito de gestão de crise e o estado-maior da UE deve agora elaborar a lista de necessidades e ver com os Estados membros como podem contribuir para a missão. In Lusa
"Não está excluído, mas ainda não está decidido que possa haver um apoio militar, naturalmente dentro das nossas possibilidades militares e financeiras, particularmente financeiras", declarou Rui Machete aos jornalistas portugueses, durante a reunião de chefes de diplomacia da União Europeia, que decorre hoje em Bruxelas.
Apontando que a UE deu hoje "um primeiro passo" para uma operação militar na República Centro-Africana, no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa, "ao aprovar o conceito de gestão de crises", o ministro afirmara antes que o apoio de Portugal "ainda não está decidido", acrescentando que "é provável que haja uma participação, pelo menos expressando" o apoio de Portugal "à política seguida pela UE".