Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus aprovaram hoje o lançamento de uma operação militar da União Europeia (UE) na República Centro-Africana (RCA), em apoio às forças africana e francesa, informaram fontes diplomáticas.
"Houve acordo entre os ministros sobre uma missão na República Centro Africana", indicou uma fonte diplomática. O acordo foi aprovado "por unanimidade", precisou uma segunda fonte.
Os ministros europeus, reunidos em Bruxelas, chegaram também a acordo sobre o conceito de gestão de crise e o estado-maior da UE deve agora elaborar a lista de necessidades e ver com os Estados membros como podem contribuir para a missão. In Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse hoje, em Bruxelas, que "não está excluído" um envolvimento português na operação militar da União Europeia na República Centro-Africana, mas lembrou as atuais limitações militares e, sobretudo, financeiras de Portugal.
"Não está excluído, mas ainda não está decidido que possa haver um apoio militar, naturalmente dentro das nossas possibilidades militares e financeiras, particularmente financeiras", declarou Rui Machete aos jornalistas portugueses, durante a reunião de chefes de diplomacia da União Europeia, que decorre hoje em Bruxelas.
Apontando que a UE deu hoje "um primeiro passo" para uma operação militar na República Centro-Africana, no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa, "ao aprovar o conceito de gestão de crises", o ministro afirmara antes que o apoio de Portugal "ainda não está decidido", acrescentando que "é provável que haja uma participação, pelo menos expressando" o apoio de Portugal "à política seguida pela UE".