quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

GUINÉ-BISSAU: PRS DESIGNA ABEL INCADA COMO CANDIDATO PRESIDENCIAL


 
Bissau, 29 jan (Lusa) - O empresário e vice-presidente da Câmara do Comércio da Guiné-Bissau, Abel Incada, foi escolhido hoje pelo Partido da Renovação Social (PRS) como candidato à presidência da República, disse à Lusa fonte partidária.

De acordo com a mesma fonte, Abel Incada foi escolhido numa reunião da Comissão Política do partido fundado pelo ex-presidente guineense Kumba Ialá.
Incada obteve 79 votos contra 29 do seu concorrente, Sori Djaló, atual presidente da Assembleia Nacional Popular (parlamento guineense).

Ao comentar a decisão dos membros da Comissão Política, Sori Djaló disse que aceita a escolha feita pelo partido, mas considerou ter sido "uma votação de base tribal", sem elaborar.

Para Alberto Nambeia, líder do PRS, a escolha foi feita "de forma democrática" e sem a sua influência.

Nambeia, que será o cabeça-de-lista do PRS nas eleições legislativas marcadas para o mesmo dia, disse ter abandonado a sua prerrogativa de ser candidato pelo partido também às presidenciais.

Nas primeiras declarações enquanto candidato ao cargo de presidente da Guiné-Bissau, Abel Incada prometeu trabalhar "para honrar a escolha" feita na sua pessoa e, se for eleito, pretende promover a unidade e a coesão étnica entre os guineenses.

O empresário no ramo da construção civil disse ainda que, em caso de vitória, vai ser um presidente isento e "árbitro do sistema democrático", mas que trabalhará em cooperação com o Governo para a atração de investimentos para o país.

Abel Incada não quis comentar o facto de o fundador e ex-líder do PRS, Kumba Ialá, ter decidido apoiar Nuno Nabian, candidato independente às presidenciais de 16 de março.