quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PORTUGAL: TAP ENVIOU AO MNE RELATÓRIO DE ASSALTO EM MAPUTO


Caso dos dois pilotos da TAP assaltados e sequestrados na capital moçambicana chegou ao Governo português. E está a ser tratado diplomaticamente.
A companhia aérea portuguesa enviou esta semana ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) um relatório detalhado sobre o caso dos dois pilotos assaltados e sequestrados na semana passada em Maputo por homens com fardas da polícia. "Mandámos informações ao Governo português", confirma uma fonte oficial da TAP.
O caso, noticiado pelo Expresso em primeira mão na passada sexta-feira, foi de imediato investigado pela TAP depois da chegada da tripulação a Lisboa. Nos últimos dias, os pilotos foram ouvidos pelos responsáveis da companhia aérea. 
"Confirma-se o que se passou na noite de 15 de janeiro em Maputo", refere a mesma fonte oficial da TAP. 
Esta semana, a companhia aérea portuguesa decidiu reforçar o alerta interno às tripulações que voam para Moçambique, para tentar evitar que se repitam episódios semelhantes. "Os conselhos para o aumento de cuidados em países como Moçambique já existiam no passado. Mas foram agora reforçados com este caso", adianta a mesma fonte. 

Caso seguido pelas vias diplomáticas

O MNE está a olhar para o assunto com atenção e uma fonte oficial assegura ao Expresso que o caso "está a ser seguido pelas vias diplomáticas normais".
Cinco dias depois dos dois pilotos terem sido sequestrados durante duas horas, o Consulado português em Maputo fez um alerta sobre a insegurança que se vive naquele país. Nas duas primeiras semanas de 2014 houve quatro raptos em Maputo e na Beira.
A mesma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros assegura, no entanto, que este alerta não foi motivado pela notícia do assalto e sequestro dos dois portugueses. Expresso

A TAP vai suspender os voos Lisboa/Maputo/Lisboa por falta de segurança em Maputo?
O Rui Machete vai considerar o caso  muito próximo do ato terrorista?
O Cavaco Silva vai pedir esclarecimentos ao governo moçambicano?
Porque é que não se falou tanto do caso na comunicação social Portuguesa?
O caso está a ser tratado pelas vias diplomáticas? Que vergonha!!!!
Para quando uma reacção bélica do Embaixador Francisco Seixas da Costa ?