sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ÍNDIA: VIOLAÇÃO COLETIVA DE JOVEM ORDENADA POR CONSELHO LOCAL


Uma jovem de 20 anos foi violada por 12 homens, como castigo por manter um relacionamento com jovem de outra comunidade.
Uma jovem indiana foi vítima de uma violação coletiva, ordenada por um conselho local, como castigo por se ter envolvido numa relação amorosa com um jovem de outra comunidade.
Num país onde a violência sexual contra as mulheres é comum, este novo crime foi já condenado pelas autoridades, que terão feito várias detenções após ter sido apresentada queixa.
Segundo declarações da mãe ao "The Telegrph India", a jovem de 20 anos foi levada de casa depois de ter sido descoberto o relacionamento amoroso, tendo sido também submetido ao julgamento popular o seu namorado. Ambos "foram amarrados a diferentes árvores na praça da localidade" de Subalpur, tendo o conselho decidido aplicar uma multa pela transgressão.
Perante a incapacidade da família da jovem de pagar o montante pedido, a violação foi o castigo deliberado. O rapaz foi libertado, ao assumir pagar, mas a jovem acabou fechada na casa de um dos elementos do conselho, onde foi repetidamente violada.
Transportada depois ao hospital, a jovem foi assistida, tendo acabado por apresentar queixa e identificado vários dos agressores - foi vítima de pelo menos 12.
A polícia confirmou ter feito várias detenções, enquanto um representante da Comissão Nacional para a Defesa das Mulheres veio a público condenar o crime e o papel destes conselhos tribais, completamente à margem da lei, mas que ainda exercem forte poder nas comunidades locais.
"Ninguém tem o direito de ordenar a violação de uma mulher. Isto é ilegal e os responsáveis por este crime têm de ser punidos. A vítima tem direito a que seja feita justiça. É um caso horrível", declarou Nirmala Sawant Prabhavalkar. Expresso