sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MOÇAMBIQUE: CINCO POLÍCIAS MOÇAMBICANOS DETIDOS POR ALEGADA VENDA DE CORNO DE RINOCERONTE - IMPRENSA


 
 
Maputo, 31 jan (Lusa) - Cinco membros da polícia moçambicana, incluindo um comandante distrital e um investigador da polícia, foram detidos no distrito de Massingir, província de Gaza, sul do país, por suposta venda de um corno de rinoceronte, noticia o semanário Savana.
Em declarações ao canal público TVM, o diretor da Ordem no Comando da Polícia da República de Moçambique na província de Gaza, Francisco Munguambe, confirmou a detenção dos cinco agentes, mas não entrou em detalhes sobre a sua identidade.
Segundo o jornal Savana, os agentes detidos invadiram a residência de um alegado caçador furtivo em Massingir e retiraram um corno de rinoceronte, que mais tarde venderam a um traficante de cornos de rinoceronte e marfim.
A invasão à residência do alegado caçador furtivo aconteceu depois de as autoridades policiais terem recebido uma denúncia anónima, adianta o jornal.
Em declarações à Lusa, fonte do comando provincial da polícia em Gaza confirmou a detenção de polícias em conexão com a venda de marfim, mas não forneceu mais detalhes.
Os detidos serão apenas sujeitos a medidas disciplinares e provavelmente ao pagamento de multas, dado que os delitos florestais e contra animais não são crime em Moçambique, sendo considerados contravenções.
O distrito de Massingir é um dos principais pontos de trânsito de caçadores furtivos para o parque sul-africano de Krueger, palco de matança de rinocerontes e elefantes, para a extração de cornos e marfim.
O Governo sul-africano destacou o exército para a zona do Krueger que faz fronteira com Moçambique, como forma de conter as incursões de caçadores furtivos.
Desde então, dezenas de moçambicanos supostamente envolvidos na morte de rinocerontes e elefantes são anualmente mortos e tantos outros condenados por alegada participação na matança daqueles animais. Lusa
Leia também: Togo: Nova apreensão de marfim avaliada em quatro toneladas nesta semana