sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

GUINÉ-BISSAU: ADVOGADO OCTÁVIO LOPES FOI HOJE ELEITO NOVO LÍDER DO GRUPO PARLAMENTAR DO PAIGC


525108_480467892014876_34789976_n
Bissau, 24 jan (Lusa) - O deputado Octávio Lopes(foto) foi hoje eleito novo líder do grupo parlamentar do PAIGC, partido com maior representação na Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, com 39 votos dos 67 membros da bancada.
Em declarações aos jornalistas, momentos após a votação que decorreu na ANP, Octávio Lopes apresentou-se como novo líder, com 39 votos a favor e uma abstenção.
Questionado sobre a legalidade da sua escolha para a liderança da bancada e sobre se tal não carece de uma indicação da direção do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Octávio Lopes, advogado formado em Portugal, defendeu que a escolha "é da exclusiva competência" dos deputados.
Segundo referiu, a decisão vai ser comunicada à direção do partido nos próximos dias, esperando continuar a colaborar com a mesma.
Os deputados da bancada do PAIGC que hoje elegeram um novo líder acusam o até aqui presidente do grupo parlamentar, Rui Diã de Sousa, de "maus procedimentos" perante os interesses do partido.
Este, por sua vez, disse que continua em funções por não reconhecer a votação realizada: para Diã de Sousa apenas a direção do partido tem competência de propor a sua substituição.
Os deputados que hoje votaram a favor da substituição apoiam a candidatura de Braima Camará para a liderança do PAIGC, partido que deve realizar um congresso em breve, em data a anunciar.

Fonte do PAIGC indicou à Lusa que a direção vai se reunir para analisar este caso. AQUI